Home Cross Training Principais movimentos do CrossFit: descubra quais são (com vídeos)

Principais movimentos do CrossFit: descubra quais são (com vídeos)

escrito por Luciara Tayane

Inegavelmente o CrossFit chegou e conquistou o espaço de exercício queridinho da galera que busca por saúde e bem-estar. Afinal, trata-se de um treino que combina força, condições físicas e movimentos funcionais diversificados de alta intensidade, acima de tudo os movimentos adaptáveis que englobam esse programa de treinamento, trazem aos praticantes muito dinamismo e variedade.

  • Movimentos Ginásticos – toda a atividade é baseada somente no peso corporal do participante;
  • Condicionamento metabólico ou cardíaco – atividades como corrida, pulos, remadas, pedaladas, etc.
  • Levantamento de peso – atividades que são realizadas com uma carga externa.

Eventualmente há grandes quantidades de exercícios que constituem o treinamento de CrossFit que deixam várias dúvidas, mas nós vamos dar uma força e detalhar os principais movimentos pra você. Saca só:

  • Air Squat: agachamento livre sem peso. Literalmente uma junção de benefícios: ajuda no emagrecimento, tonifica músculos e melhora a flexibilidade. Pode ser destacado como um dos mais completos do CrossFit por desenvolver ao mesmo tempo: coxas, barriga, costas e glúteos. Por ser um dos movimentos fundamentais do CrossFit, sua correta execução é extremamente importante. Por isso quando executado, os braços devem subir em direção a linha dos ombros e a coluna permanecer neutra. Além disso o peito deve estar direcionado para frente e o quadril nunca deverá passar da linha dos joelhos.

  • Burpee: por trabalhar simultaneamente a parte muscular e aeróbica, ele é classificado como um exercício mais intenso. Dentre seus benefícios podemos destacar: a melhoria de condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e emagrecimento. Na execução do movimento tem três passos: a flexão de braços, o agachamento e um salto, nesta sequência.

  • Deadlift: exercício multiarticular que estimula os músculos lombares e os joelhos, incluindo altas exigências de estabilização dos músculos extensores da coluna. Promove ao mesmo tempo: ganho de massa muscular, força e resistência, além de proporcionar uma postura correta do atleta nas atividades do dia a dia. Sua execução é realizada com uma barra , trazendo os quadris para frente, enquanto empurra os calcanhares.

 

  • Front Squat: agachamento realizado com a barra apoiada na parte da frente dos ombros (na frente do pescoço, ideal para bombar os glúteos e os músculos da parte de trás das coxas. Proporciona desenvolvimento de flexibilidade e é indicado como um dos melhores exercícios para ganhar força. Nesse movimento seus tornozelos, ombros, punhos e quadris serão levados ao limite da mobilidade.

 

  • Squat: agachamento padrão com o movimento de “sentar” com seus quadríceps paralelos ao chão. Por trabalhar toda sua força através dos músculos das nádegas, é ideal para fortalecimento e definição dos glúteos. Vale ressaltar que ao estabilizar o movimento também trabalha os músculos extensores, tanto laterais quanto os centrais do abdômen. Na execução o peso é colocado nos calcanhares, mantendo o tronco sempre alto sem deixar as costas se curvarem e mantendo seus joelhos alinhados com as pontas dos pés.

 

  • Snatch: consiste em um movimento de arranco que retira uma carga do chão e a levanta acima da cabeça em um único movimento. Para executá-lo a barra deve ser colocada com os pesos em frente as pernas, agachando ou fazendo uma leve flexão nos joelhos. Depois disso deve-se agarrar barra com as palmas das mãos para baixo, e puxar em um movimento único até a extensão completa dos braços acima da cabeça. A prática proporciona perda de gordura e aumento de massa muscular.

 

 

Conhecer alguns desses movimentos facilita o entendimento do trabalho muscular que a prática do CrossFit proporciona. Sem dúvida, existem mais que os listados e vários que têm neles a base para variações e opções de exercícios. Pare de perder tempo, comece a praticar CrossFit e desenvolva todo o seu corpo, obtendo os melhores resultados. Não apenas ver seu corpo evoluir com melhorias de força e condicionamento físico, como também construir massa magra e queimar gorduras.

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER