Inegavelmente o CrossFit chegou e conquistou o espaço de exercício queridinho da galera que busca por saúde e bem-estar. Afinal, trata-se de um treino que combina força, condições físicas e movimentos funcionais diversificados de alta intensidade, acima de tudo os movimentos adaptáveis que englobam esse programa de treinamento, trazem aos praticantes muito dinamismo e variedade.

  • Movimentos Ginásticos – toda a atividade é baseada somente no peso corporal do participante;
  • Condicionamento metabólico ou cardíaco – atividades como corrida, pulos, remadas, pedaladas, etc.
  • Levantamento de peso – atividades que são realizadas com uma carga externa.

Eventualmente há grandes quantidades de exercícios que constituem o treinamento de CrossFit que deixam várias dúvidas, mas nós vamos dar uma força e detalhar os principais movimentos pra você. Saca só:

  • Air Squat: agachamento livre sem peso. Literalmente uma junção de benefícios: ajuda no emagrecimento, tonifica músculos e melhora a flexibilidade. Pode ser destacado como um dos mais completos do CrossFit por desenvolver ao mesmo tempo: coxas, barriga, costas e glúteos. Por ser um dos movimentos fundamentais do CrossFit, sua correta execução é extremamente importante. Por isso quando executado, os braços devem subir em direção a linha dos ombros e a coluna permanecer neutra. Além disso o peito deve estar direcionado para frente e o quadril nunca deverá passar da linha dos joelhos.

  • Burpee: por trabalhar simultaneamente a parte muscular e aeróbica, ele é classificado como um exercício mais intenso. Dentre seus benefícios podemos destacar: a melhoria de condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e emagrecimento. Na execução do movimento tem três passos: a flexão de braços, o agachamento e um salto, nesta sequência.

  • Deadlift: exercício multiarticular que estimula os músculos lombares e os joelhos, incluindo altas exigências de estabilização dos músculos extensores da coluna. Promove ao mesmo tempo: ganho de massa muscular, força e resistência, além de proporcionar uma postura correta do atleta nas atividades do dia a dia. Sua execução é realizada com uma barra , trazendo os quadris para frente, enquanto empurra os calcanhares.

 

  • Front Squat: agachamento realizado com a barra apoiada na parte da frente dos ombros (na frente do pescoço, ideal para bombar os glúteos e os músculos da parte de trás das coxas. Proporciona desenvolvimento de flexibilidade e é indicado como um dos melhores exercícios para ganhar força. Nesse movimento seus tornozelos, ombros, punhos e quadris serão levados ao limite da mobilidade.

 

  • Squat: agachamento padrão com o movimento de “sentar” com seus quadríceps paralelos ao chão. Por trabalhar toda sua força através dos músculos das nádegas, é ideal para fortalecimento e definição dos glúteos. Vale ressaltar que ao estabilizar o movimento também trabalha os músculos extensores, tanto laterais quanto os centrais do abdômen. Na execução o peso é colocado nos calcanhares, mantendo o tronco sempre alto sem deixar as costas se curvarem e mantendo seus joelhos alinhados com as pontas dos pés.

 

  • Snatch: consiste em um movimento de arranco que retira uma carga do chão e a levanta acima da cabeça em um único movimento. Para executá-lo a barra deve ser colocada com os pesos em frente as pernas, agachando ou fazendo uma leve flexão nos joelhos. Depois disso deve-se agarrar barra com as palmas das mãos para baixo, e puxar em um movimento único até a extensão completa dos braços acima da cabeça. A prática proporciona perda de gordura e aumento de massa muscular.

 

 

Conhecer alguns desses movimentos facilita o entendimento do trabalho muscular que a prática do CrossFit proporciona. Sem dúvida, existem mais que os listados e vários que têm neles a base para variações e opções de exercícios. Pare de perder tempo, comece a praticar CrossFit e desenvolva todo o seu corpo, obtendo os melhores resultados. Não apenas ver seu corpo evoluir com melhorias de força e condicionamento físico, como também construir massa magra e queimar gorduras.

Hey Crosfiter!!

Criamos um dicionário bem prático e fácil de usar com todos os exercícios e nomenclaturas usadas no CrossFit. Clica aqui e vem dá uma olhada ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 

Aviso:

Este Blog é independente e não está afiliado com a marca/empresa Crossfit® inc EUA. Todas as opiniões expressadas no Blog AutoridadeCross.com.br ou em nossa redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da CrossFit Inc. e seus fundadores.


This Blog is independent and not affiliated with the brand/company Crossfit® Inc. USA. All opinions expressed in the AutoridadeCross.com.br Blog or in our social networks have no relation and may not be the same as those of CrossFit Inc. and its founders.

Artigos que você também vai gostar