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Aquacross – CrossFit embaixo d’água!

escrito por Diego Oliveira

A busca por uma saúde melhor é um assunto que está cada vez mais em alta atualmente. Mas como todo mundo sabe, aquela preguiça de começar na academia muitas vezes acaba adiando o sonho de ter aquele corpo escultural, ou de simplesmente ter mais ânimo no dia-a-dia.

E é nesse momento que as novidades mais inusitadas são criadas para que ninguém tenha aquela desculpa para não se exercitar.

O Aqua Cross surgiu com a responsabilidade de tirar a galera da preguiça de uma maneira inovadora. A modalidade utiliza recursos do CrossFit, só que em uma versão para piscinas. É isso mesmo! Cordas, esteiras, bicicletas e pesos submersos são os equipamentos utilizados para simular exercícios do CrossFit embaixo d’água.

 

Não é Hidroginástica!

Por se tratar de uma modalidade aquática, o Aquacross pode ser facilmente comparado à Hidroginástica. Mas não se confunda! Todos os exercícios são similares aos realizados no CrossFit tradicional, tanto que quem experimenta o Aquacross assume que não é uma atividade fácil e exige um grande esforço.

 

Benefícios a perder de vista

1 – Condicionamento físico: O Aquacross é realizado em circuitos e por isso a atividade trabalha diversos músculos, com exercícios na esteira aquática, alternando treino com alteres, cordas e elásticos, tudo dentro da água, onde o esforço é intensificado, aumentando o condicionamento dos músculos.

2 – Mais equilíbrio: A utilização das cordas e aparelhos dentro da água ajudam a melhorar o equilíbrio. Um exemplo é a esteira aquática sem banco, onde o aluno precisa executar os exercícios mantendo a postura durante toda a corrida.

3 – Desenvolvimento da coordenação: Como a modalidade é praticada embaixo d’água, o equilíbrio é exigido desde as primeiras aulas,  e isso faz com que a coordenação motora seja trabalhada o tempo todo.

4 – Resistência cardiorrespiratória: Este é um dos benefícios dos exercícios aquáticos, eles combinam estratégias que fortalecem os músculos com estratégias que puxam capacidade aeróbica, fazendo com que o atleta gaste mais calorias, exigindo que o sistema cardiorrespiratório consuma menos oxigênio, e acabe se acostumando com o ritmo, gerando assim uma maior resistência.

5 – Queimando calorias!: Como um dos principais focos dessa atividade é a queima calórica, o aluno pode perder de 400 à 900 calorias por aula. Quanto mais rápido e mais forte o exercício, mais alta a frequência cardíaca, e consequentemente, maior o gasto calórico.

 

Tem pra todo mundo!

O Aquacross traz grandes vantagens para quem procura por exercícios que melhorem o condicionamento físico e que sejam de baixo impacto. Especialistas no assunto garantem que dentro d’água, os alunos se sentem mais confiantes para executar determinados exercícios que não teriam confiança para realizar em terra firme. E isso é um grande atrativo para a galera da terceira idade, que aderiu à essa novidade.

 

Agora se liga na reportagem que o portal R7 Rio fez sobre o Aquacross.

 

 

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