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Dicionário Cross

SiglaDescrição / SignificadoVídeo
AFAP (As Fast as Possible) / RFT (Rounds For Time)Número fixo de exercícios que devem ser realizados no menor tempo possível.
AIR SQUATAgachamento realizado apenas com o peso do próprio corpo.Vídeo
AMRAP (As Many Rounds/Repetitions As Possible)Realizar o máximo de série de exercícios/repetições possíveis dentro de um tempo estabelecido.
ATG (Ass To Grass)Agachamento profundo em que se aproxima o quadril, o máximo possível, do chão.
BENCHMARK WODSão treinos padronizados e usados para medir a evolução do condicionamento físico do praticante de CrossFit. O benchmark mais conhecido é o Fran, 21-15-9 de Thruster e Pull-Up: 21 repetições de Thruster, seguido de 21 repetições de Pull-Up, seguido de 15 + 15 e por último 9 + 9.
BP (Bench press)É o supino, velho conhecido da musculação, exercício de fortalecimento do peitoral e tríceps.Vídeo
BURPEEUm dos movimentos mais clássicos do CrossFit, onde você começa em pé, deita para fazer uma flexão e se levanta saltando e batendo as mãos acima ou atrás da cabeça.Vídeo
BUTTERFLYÉ uma forma de realizar alguns movimentos onde se aproveita a energia potencial do quadril para ajudar no movimento. Muito utilizado no Pull-Up e Chest to Bar.Vídeo
BS (Back Squat)Agachamento segurando a barra atrás do pescoço.Vídeo
BW (Body Weight)Peso Corporal.
CHIN-UPFamosa barra com a pegada em que a palma da mão está virada para o seu rosto. O movimento se inicia pendurado numa barra fixa e finaliza ao passar o queixo da altura da barra.
CLEANÉ o clássico levantamento de peso: tira a barra do chão em um movimento acelerado e explosivo e a posiciona nos ombros (Front Rack), finalizando com a completa extensão do quadril.Vídeo
CLEAN & JERKOutro exercício clássico, realizado por dois movimentos: clean seguido de jerk (eleva a barra dos ombros para cima da cabeça).
CLUSTERÉ a combinação de um Clean + um Thruster.
COACHComo chamamos os treinadores de CrossFit.
COMPLEXExercícios sequenciais de levantamento de peso que são finalizados sem largar a barra.
C2B (Chest to Bar)É um tipo de Pull-Up onde além de passar o queixo da altura da barra, deve-se encostar o peito na barra.Vídeo
DL (Deadlift)Na musculação é o levantamento terra, que consiste em levantar a barra do chão até o quadril, em apenas um movimento.Vídeo
DNF (Did Not Finish)É quando o atleta não completa todo o treino.
DU (Double Under)Pulo de corda onde a corda passa duas vezes de baixo dos pés a cada salto.Vídeo
EMOM (Every Minute On the MinuteExecução de uma série de exercícios que se inicia a cada minuto e o restante do minuto após a série de exercícios é usado como descanso.
FS (Front Squat)Agachamento com a barra apoiada na frente do pescoço (parte da frente dos ombros).Vídeo
GHD SIT-UPAbdominal realizado no aparelho GHD.Vídeo
GOOD MORNINGExercício para fortalecimento da parte posterior do corpo (costas, posterior de coxa e glúteos).Vídeo
GPP (General Physical Preparedness)Preparação Física Geral, também conhecido como nível de fitness.
GS (Goblet Squat)Agachamento segurando um peso livre na altura do peito.
GTO / G2O (Ground To Over Head)Todo movimento que é iniciado com o peso no chão e finalizado acima da cabeça.
HANGNo levantamento de peso (Clean ou Snatch), indica que o movimento se inicia com as anilhas da barra fora do chão, geralmente com a barra na altura imediatamente acima do joelho.Vídeo
HERO WODSão treinos desafiadores e geralmente mais longos, criados para homenagear membros da força de segurança pública americana que morreram em combate.
HIGH HANGNo levantamento de peso, indica que o movimento se inicia com a barra na coxa, próxima ao quadril.
HIIT (High Intensity Interval Training)Protocolo de treino intervalado de alta intensidade.
HOLLOW ROCKÉ a famosa canoinha, onde você deita no chão, estende os braços (acima do top da cabeça) e as pernas, e balança pra cima e para baixo sem encostar as costas e as pernas no chão.Vídeo
HSPU (Hand Stand Push-Up)Flexão de braços de cabeça para baixo, “plantando bananeira”, podendo apoiar-se na parede.Vídeo
HSW (Hand Stand Walk)Andar de cabeça para baixo, “plantando bananeira”.Vídeo
K2E (Knees To Elbow)Exercício que se inicia pendurado na barra fixa com o quadril estendido e em seguida leva-se os joelhos em direção aos cotovelos.
KIPPINGÉ uma forma de realizar alguns movimentos onde se aproveita a energia potencial do quadril para ajudar no movimento. Muito utilizado no Pull-Up, Muscle-Up e Hand Stand Push-Up.Vídeo
KBS (Kettlebell Swing)Elevação do kettlebell (bola de ferro com alça) desde o quadril até acima da altura dos ombros, ou até alinhar os braços com a coluna chegando à total extensão.Vídeo
LEGLESSExercício, geralmente subida de corda, em que não se usa os pés/pernas como apoio.
LPOLevantamento de Peso Olímpico, que consiste no Snatch e Clean & Jerk.
LUNGEÉ o avanço, que consiste em dar uma passada larga de forma que o joelho da perna de trás toque o chão.Vídeo
MEDICINE BALL CLEANÉ o Clean com uma Medicine Ball.Vídeo
METCON (Metabolic Conditioning)Condicionamento Metabólico, atingido por meio dos WODs.
MOBILITYExercícios de mobilidade com a finalidade de executar uma melhor amplitude e estabilidade dos movimentos do CrossFit.
MU (Muscle-Up)Movimento que se inicia pendurado nas argolas (rings) ou barra fixa (bar) e termina com os braços esticados acima das argolas/barra, com o quadril na altura das argolas/barra.Vídeo
OHS (Overhead Squat)Agachamento com a barra acima da cabeça e braços esticados.Vídeo
PC (Power Clean)Variação do Clean onde se recebe a barra com o quadril acima da linha dos joelhos.Vídeo
POODUnidade de medida russa, onde 1 Pood = 16kg/35lbs.
PISTOLAgachamento com somente uma perna tocando o chão (agachamento unilateral).Vídeo
PR (Personal Record)Recorde Pessoal de um determinado exercício ou treino.
PULL-UPFamosa barra, movimento que se inicia quando pendurado numa barra fixa e finaliza-se ao passar o queixo da altura da barra.Vídeo
PUSH PRESSDesenvolvimento em pé, da barra olímpica saindo do ombro e iniciando o movimento com uma flexão do joelho para impulsionar a barra para cima, terminando com ela acima da cabeça e cotovelos estendidos.Vídeo
PUSH-UPFamosa flexão de braço, também conhecida como apoio.Vídeo
QUEBRAR O PARALELOEm um agachamento, significa que a linha do quadril descer abaixo da linha do joelho.
RACK POSITIONPosição em que o peso ou a barra de levantamento olímpico descansa sobre os ombros, como num Front Squat.
RING DIPÉ o exercício de paralela, mas ao invés de ser em barras fixas, é feito nas argolas.Vídeo
RING ROWSÉ um tipo de Pull-Up, onde o corpo está deitado com os pés apoiados no chão.Vídeo
RFT (Rounds For Time) / AFAP (As Fast as Possible)Número fixo de exercícios que devem ser realizados no menor tempo possível.
1RM, 2RM, 3RM… (Rep Max)É o máximo de peso que se consegue levantar realizando um número X (1, 2, 3, …) de repetições de um exercício.
RNFT (Rounds Not For Time)Execução de “n” quantidade de rounds sem se preocupar com o tempo, geralmente privilegiando a técnica e/ou consistência.
ROPE CLIMBSubida de corda, geralmente a 4,65m de altura.Vídeo
ROWINGÉ a remada na máquina de Remo, o remoergômetro (Concept2).Vídeo
RXMovimento padrão prescrito de movimentos e cargas, sem que exista adaptações ou escalonamentos.
SC (Scale)É a versão do CrossFit acessível a todos, pois qualquer treino pode ser adaptado/escalonado/customizado de acordo com as capacidades e habilidades individuais de cada um (idoso(a), desenvolvimento atípico, sedentário, atleta, obeso, jovem, magro etc).
SHOULDER PRESSDesenvolvimento em pé, da barra olímpica, saindo do ombro e terminando com a barra acima da cabeça, com os cotovelos estendidos.Vídeo
SINGLE UNDERÉ o pulo simples de corda.Vídeo
SIT-UPAbdominal feito com o auxílio de um AbMat.Vídeo
SN (Snatch)É o clássico levantamento de peso (arranque): tira a barra do chão e leva para cima da cabeça em um movimento único, finalizando com a completa extensão do quadril.Vídeo
SUMO DEADLIFTLevantamento terra em que a base dos pés é bem aberta e as mãos alcançam a barra com os braços entre os joelhos (no levantamento terra padrão os braços alcançam a barra por fora dos joelhos).Vídeo
SUMO DEADLIFT HIGH PULLÉ a combinação de um Sumo Deadlift com uma puxada que leva a barra em direção a altura da clavícula, tudo isso em um movimento fluido único, sem pausas.Vídeo
TABATAÉ um protocolo de treino de 8 rounds de 30s, que totalizam 4min, sendo que cada round inicia-se com 20s de atividade, seguido por 10s de descanso.
TIRE FLIPVirar um pneu pesado, geralmente de trator,  que está inicialmente deitado no chão.Vídeo
THRUSTERÉ um exercício que combina um Front Squat, seguido por um Shoulder Press, em um movimento único,
sem pausas.
Vídeo
T2B (Toes To Bar)É um tipo de abdominal que se inicia pendurado na barra fixa com o quadril estendido e em seguida leva-se os pés em direção a barra fixa até que os pés toquem a barra.Vídeo
TnG (Touch And Go)É realizar uma sequência de repetições de um movimento de forma cíclica, sem pausas entre uma repetição e outra.
UnbrokenÉ conseguir realizar todas as repetições propostas, sem pausas até acabar o round ou o WOD.
V-UPÉ um abdominal em que uma repetição é contada quando o ângulo entre as pernas e o tronco formam um V. O exercício começa deitado no chão com pernas e braços estendidos e tocando o chão e termina quando as mãos tocam os pés, fazendo o V.Vídeo
WB (WALL BALL)É um exercício que consiste em agachar e levantar arremessando uma Medicine Ball em direção a um alvo, geralmente a cerca de 3m de altura.Vídeo
WODWorkout Of The Day: treino do dia.

EQUIPAMENTOS MAIS USADOS

NomeDescrição
ABMATPequena almofada que se coloca na parte de baixo das costas para realização de exercícios abdominais e também para minimizar impactos.
AIRDYNE / ASSAULT BIKEBicicleta que tem os braços articulados e que utiliza a resistência do ar.
BANDSElásticos utilizados para aumentar a carga de um exercício. Os elásticos variam na largura, espessura e comprimento.
BARBELL / BARRA (OLÍMPICA)Barra para levantamento de peso olímpico (Clean & Jerk e Snatch) e powerlifting. Geralmente medem mede 2,20m e pesa 15kg ou 20kg. Deve seguir os critérios oficiais da International Weightlifting Federation.
BUMPER PLATESAnilhas de borracha que são bem resistentes e duras.
CONCEPT2 (REMOERGÔMETRO)Máquina de remo que simula a remada na água de um barco olímpico.
DUMBBELLHalteres.
FREE WEIGHTS (Pesos Livres)Pesos livres, que podem ser carregados e transportados em qualquer direção, ou seja, que não estão presos ou fixados a uma polia ou máquina.
GHD (Glute Ham Developer)Equipamento utilizado para o desenvolvimento da cadeia posterior (glúteos, coxa, lombar) e anterior (abdominal).
JUMP ROPECorda de pular
KETTLEBELL (Peso Russo)Bola de ferro/aço com alça.
MEDICINE BALLBola pesada, porém macia, que é normalmente usada para ser arremessada num alvo ou parede a cerca de 3m de altura.
PEG BOARDTábua de madeira cheia de furos uniformes, presa a uma parede, onde é escalada usando pinos de madeira que se encaixam nesses furos.
PULL-UP BARBarra fixa de ferro para treinar Pull-Up.
RINGSArgolas de ginástica olímpica.
ROPE (CLIMB)Corda grossa, pendurada a uma altura, geralmente de 4,65m de comprimento, usada para ser escalada.
SKIERGMáquina inventada para skiadores treinarem no verão, quando não há neve.
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