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Dicionário Crossfit®

Sigla Descrição / Significado Vídeo
AFAP (As Fast as Possible) / RFT (Rounds For Time) Número fixo de exercícios que devem ser realizados no menor tempo possível.
AIR SQUAT Agachamento realizado apenas com o peso do próprio corpo. Vídeo
AMRAP (As Many Rounds/Repetitions As Possible) Realizar o máximo de série de exercícios/repetições possíveis dentro de um tempo estabelecido.
ATG (Ass To Grass) Agachamento profundo em que se aproxima o quadril, o máximo possível, do chão.
BENCHMARK WOD São treinos padronizados e usados para medir a evolução do condicionamento físico do praticante de CrossFit. O benchmark mais conhecido é o Fran, 21-15-9 de Thruster e Pull-Up: 21 repetições de Thruster, seguido de 21 repetições de Pull-Up, seguido de 15 + 15 e por último 9 + 9.
BP (Bench press) É o supino, velho conhecido da musculação, exercício de fortalecimento do peitoral e tríceps. Vídeo
BURPEE Um dos movimentos mais clássicos do CrossFit, onde você começa em pé, deita para fazer uma flexão e se levanta saltando e batendo as mãos acima ou atrás da cabeça. Vídeo
BUTTERFLY É uma forma de realizar alguns movimentos onde se aproveita a energia potencial do quadril para ajudar no movimento. Muito utilizado no Pull-Up e Chest to Bar. Vídeo
BS (Back Squat) Agachamento segurando a barra atrás do pescoço. Vídeo
BW (Body Weight) Peso Corporal.
CHIN-UP Famosa barra com a pegada em que a palma da mão está virada para o seu rosto. O movimento se inicia pendurado numa barra fixa e finaliza ao passar o queixo da altura da barra.
CLEAN É o clássico levantamento de peso: tira a barra do chão em um movimento acelerado e explosivo e a posiciona nos ombros (Front Rack), finalizando com a completa extensão do quadril. Vídeo
CLEAN & JERK Outro exercício clássico, realizado por dois movimentos: clean seguido de jerk (eleva a barra dos ombros para cima da cabeça).
CLUSTER É a combinação de um Clean + um Thruster.
COACH Como chamamos os treinadores de CrossFit.
COMPLEX Exercícios sequenciais de levantamento de peso que são finalizados sem largar a barra.
C2B (Chest to Bar) É um tipo de Pull-Up onde além de passar o queixo da altura da barra, deve-se encostar o peito na barra. Vídeo
DL (Deadlift) Na musculação é o levantamento terra, que consiste em levantar a barra do chão até o quadril, em apenas um movimento. Vídeo
DNF (Did Not Finish) É quando o atleta não completa todo o treino.
DU (Double Under) Pulo de corda onde a corda passa duas vezes de baixo dos pés a cada salto. Vídeo
EMOM (Every Minute On the Minute Execução de uma série de exercícios que se inicia a cada minuto e o restante do minuto após a série de exercícios é usado como descanso.
FS (Front Squat) Agachamento com a barra apoiada na frente do pescoço (parte da frente dos ombros). Vídeo
GHD SIT-UP Abdominal realizado no aparelho GHD. Vídeo
GOOD MORNING Exercício para fortalecimento da parte posterior do corpo (costas, posterior de coxa e glúteos). Vídeo
GPP (General Physical Preparedness) Preparação Física Geral, também conhecido como nível de fitness.
GS (Goblet Squat) Agachamento segurando um peso livre na altura do peito.
GTO / G2O (Ground To Over Head) Todo movimento que é iniciado com o peso no chão e finalizado acima da cabeça.
HANG No levantamento de peso (Clean ou Snatch), indica que o movimento se inicia com as anilhas da barra fora do chão, geralmente com a barra na altura imediatamente acima do joelho. Vídeo
HERO WOD São treinos desafiadores e geralmente mais longos, criados para homenagear membros da força de segurança pública americana que morreram em combate.
HIGH HANG No levantamento de peso, indica que o movimento se inicia com a barra na coxa, próxima ao quadril.
HIIT (High Intensity Interval Training) Protocolo de treino intervalado de alta intensidade.
HOLLOW ROCK É a famosa canoinha, onde você deita no chão, estende os braços (acima do top da cabeça) e as pernas, e balança pra cima e para baixo sem encostar as costas e as pernas no chão. Vídeo
HSPU (Hand Stand Push-Up) Flexão de braços de cabeça para baixo, “plantando bananeira”, podendo apoiar-se na parede. Vídeo
HSW (Hand Stand Walk) Andar de cabeça para baixo, “plantando bananeira”. Vídeo
K2E (Knees To Elbow) Exercício que se inicia pendurado na barra fixa com o quadril estendido e em seguida leva-se os joelhos em direção aos cotovelos.
KIPPING É uma forma de realizar alguns movimentos onde se aproveita a energia potencial do quadril para ajudar no movimento. Muito utilizado no Pull-Up, Muscle-Up e Hand Stand Push-Up. Vídeo
KBS (Kettlebell Swing) Elevação do kettlebell (bola de ferro com alça) desde o quadril até acima da altura dos ombros, ou até alinhar os braços com a coluna chegando à total extensão. Vídeo
LEGLESS Exercício, geralmente subida de corda, em que não se usa os pés/pernas como apoio.
LPO Levantamento de Peso Olímpico, que consiste no Snatch e Clean & Jerk.
LUNGE É o avanço, que consiste em dar uma passada larga de forma que o joelho da perna de trás toque o chão. Vídeo
MEDICINE BALL CLEAN É o Clean com uma Medicine Ball. Vídeo
METCON (Metabolic Conditioning) Condicionamento Metabólico, atingido por meio dos WODs.
MOBILITY Exercícios de mobilidade com a finalidade de executar uma melhor amplitude e estabilidade dos movimentos do CrossFit.
MU (Muscle-Up) Movimento que se inicia pendurado nas argolas (rings) ou barra fixa (bar) e termina com os braços esticados acima das argolas/barra, com o quadril na altura das argolas/barra. Vídeo
OHS (Overhead Squat) Agachamento com a barra acima da cabeça e braços esticados. Vídeo
PC (Power Clean) Variação do Clean onde se recebe a barra com o quadril acima da linha dos joelhos. Vídeo
POOD Unidade de medida russa, onde 1 Pood = 16kg/35lbs.
PISTOL Agachamento com somente uma perna tocando o chão (agachamento unilateral). Vídeo
PR (Personal Record) Recorde Pessoal de um determinado exercício ou treino.
PULL-UP Famosa barra, movimento que se inicia quando pendurado numa barra fixa e finaliza-se ao passar o queixo da altura da barra. Vídeo
PUSH PRESS Desenvolvimento em pé, da barra olímpica saindo do ombro e iniciando o movimento com uma flexão do joelho para impulsionar a barra para cima, terminando com ela acima da cabeça e cotovelos estendidos. Vídeo
PUSH-UP Famosa flexão de braço, também conhecida como apoio. Vídeo
QUEBRAR O PARALELO Em um agachamento, significa que a linha do quadril descer abaixo da linha do joelho.
RACK POSITION Posição em que o peso ou a barra de levantamento olímpico descansa sobre os ombros, como num Front Squat.
RING DIP É o exercício de paralela, mas ao invés de ser em barras fixas, é feito nas argolas. Vídeo
RING ROWS É um tipo de Pull-Up, onde o corpo está deitado com os pés apoiados no chão. Vídeo
RFT (Rounds For Time) / AFAP (As Fast as Possible) Número fixo de exercícios que devem ser realizados no menor tempo possível.
1RM, 2RM, 3RM… (Rep Max) É o máximo de peso que se consegue levantar realizando um número X (1, 2, 3, …) de repetições de um exercício.
RNFT (Rounds Not For Time) Execução de “n” quantidade de rounds sem se preocupar com o tempo, geralmente privilegiando a técnica e/ou consistência.
ROPE CLIMB Subida de corda, geralmente a 4,65m de altura. Vídeo
ROWING É a remada na máquina de Remo, o remoergômetro (Concept2). Vídeo
RX Movimento padrão prescrito de movimentos e cargas, sem que exista adaptações ou escalonamentos.
SC (Scale) É a versão do CrossFit acessível a todos, pois qualquer treino pode ser adaptado/escalonado/customizado de acordo com as capacidades e habilidades individuais de cada um (idoso(a), desenvolvimento atípico, sedentário, atleta, obeso, jovem, magro etc).
SHOULDER PRESS Desenvolvimento em pé, da barra olímpica, saindo do ombro e terminando com a barra acima da cabeça, com os cotovelos estendidos. Vídeo
SINGLE UNDER É o pulo simples de corda. Vídeo
SIT-UP Abdominal feito com o auxílio de um AbMat. Vídeo
SN (Snatch) É o clássico levantamento de peso (arranque): tira a barra do chão e leva para cima da cabeça em um movimento único, finalizando com a completa extensão do quadril. Vídeo
SUMO DEADLIFT Levantamento terra em que a base dos pés é bem aberta e as mãos alcançam a barra com os braços entre os joelhos (no levantamento terra padrão os braços alcançam a barra por fora dos joelhos). Vídeo
SUMO DEADLIFT HIGH PULL É a combinação de um Sumo Deadlift com uma puxada que leva a barra em direção a altura da clavícula, tudo isso em um movimento fluido único, sem pausas. Vídeo
TABATA É um protocolo de treino de 8 rounds de 30s, que totalizam 4min, sendo que cada round inicia-se com 20s de atividade, seguido por 10s de descanso.
TIRE FLIP Virar um pneu pesado, geralmente de trator,  que está inicialmente deitado no chão. Vídeo
THRUSTER É um exercício que combina um Front Squat, seguido por um Shoulder Press, em um movimento único,
sem pausas.
Vídeo
T2B (Toes To Bar) É um tipo de abdominal que se inicia pendurado na barra fixa com o quadril estendido e em seguida leva-se os pés em direção a barra fixa até que os pés toquem a barra. Vídeo
TnG (Touch And Go) É realizar uma sequência de repetições de um movimento de forma cíclica, sem pausas entre uma repetição e outra.
Unbroken É conseguir realizar todas as repetições propostas, sem pausas até acabar o round ou o WOD.
V-UP É um abdominal em que uma repetição é contada quando o ângulo entre as pernas e o tronco formam um V. O exercício começa deitado no chão com pernas e braços estendidos e tocando o chão e termina quando as mãos tocam os pés, fazendo o V. Vídeo
WB (WALL BALL) É um exercício que consiste em agachar e levantar arremessando uma Medicine Ball em direção a um alvo, geralmente a cerca de 3m de altura. Vídeo
WOD Workout Of The Day: treino do dia.

EQUIPAMENTOS MAIS USADOS

Nome Descrição
ABMAT Pequena almofada que se coloca na parte de baixo das costas para realização de exercícios abdominais e também para minimizar impactos.
AIRDYNE / ASSAULT BIKE Bicicleta que tem os braços articulados e que utiliza a resistência do ar.
BANDS Elásticos utilizados para aumentar a carga de um exercício. Os elásticos variam na largura, espessura e comprimento.
BARBELL / BARRA (OLÍMPICA) Barra para levantamento de peso olímpico (Clean & Jerk e Snatch) e powerlifting. Geralmente medem mede 2,20m e pesa 15kg ou 20kg. Deve seguir os critérios oficiais da International Weightlifting Federation.
BUMPER PLATES Anilhas de borracha que são bem resistentes e duras.
CONCEPT2 (REMOERGÔMETRO) Máquina de remo que simula a remada na água de um barco olímpico.
DUMBBELL Halteres.
FREE WEIGHTS (Pesos Livres) Pesos livres, que podem ser carregados e transportados em qualquer direção, ou seja, que não estão presos ou fixados a uma polia ou máquina.
GHD (Glute Ham Developer) Equipamento utilizado para o desenvolvimento da cadeia posterior (glúteos, coxa, lombar) e anterior (abdominal).
JUMP ROPE Corda de pular
KETTLEBELL (Peso Russo) Bola de ferro/aço com alça.
MEDICINE BALL Bola pesada, porém macia, que é normalmente usada para ser arremessada num alvo ou parede a cerca de 3m de altura.
PEG BOARD Tábua de madeira cheia de furos uniformes, presa a uma parede, onde é escalada usando pinos de madeira que se encaixam nesses furos.
PULL-UP BAR Barra fixa de ferro para treinar Pull-Up.
RINGS Argolas de ginástica olímpica.
ROPE (CLIMB) Corda grossa, pendurada a uma altura, geralmente de 4,65m de comprimento, usada para ser escalada.
SKIERG Máquina inventada para skiadores treinarem no verão, quando não há neve.