Home Dicas para o BoxDicas de Gestão Climatização do Box: Entenda sua importância.

Climatização do Box: Entenda sua importância.

escrito por Diego Oliveira

Em tempos de falta de chuva, baixa umidade e altas temperaturas, se exercitar pode ser algo perigoso. Por isso ter um Box com uma boa climatização se torna necessário atualmente.

A chapa vai continuar esquentando!

Não é novidade pra ninguém, o planeta está ficando cada vez mais quente e acredite, vai ficar ainda mais. 

O aquecimento global que é o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo do tempo, é causado principalmente pelas práticas humanas realizadas de maneira não sustentável. Ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as futuras gerações.

Dessa forma, as poluições, queimadas e os desmatamentos estariam na lista dos principais causadores desse problema climático.

Com o clima mais quente, praticar atividades físicas se torna algo um pouco mais complicado e inclusive perigoso.

Um estudo da Universidade de Nebraska (EUA) realizado com 36 pessoas, no qual os cientistas procuravam descobrir como as altas temperaturas podem prejudicar as células dos tecidos musculares, ficou constatado que em altas temperaturas os tecidos musculares dos participantes sofreram alterações fisiológicas, diferente dos resultados que foram analisados com os participantes realizando atividades físicas em um ambiente com temperaturas amenas.

 

Outro resultado interessante da pesquisa, foi quando ocorreu um aumento na umidade do ar no momento dos testes. Ficou constatado que com o aumento da umidade do ar, os tecidos musculares sofreram graves alterações, já que ela prejudica o resfriamento natural do corpo porque impede o suor de evaporar corretamente. Dessa forma, o ideal é que o ambiente esteja refrigerado.

 

E agora, qual a melhor opção pro Box?

Ar Condicionado ou Climatizador?

 

 


Aproveite e leia também:


Afinal. Qual é a diferença?

O climatizador funciona de uma maneira um pouco mais simples se comparado com o Ar Condicionado.

O sistema climatizador resfria o ar devido a um processo de evaporação de água a frio.

Ele faz isso ao mesmo tempo que renova o ar do ambiente.

No sistema, há uma espécie de “colmeia”, chamada de placa evaporativa, feita de celulose — que é umidificada com água constantemente.

Para isso, há um reservatório de água no sistema onde acoplado a ele existe uma bomba que lança água na colmeia.

Ao mesmo tempo, existe um ventilador que puxa o ar exterior.

Esse ar passa por dentro da colmeia de celulose, perdendo temperatura e ganhando umidade.

Os climatizadores não refrigeram o ar da mesma forma que o ar condicionado.

Para que o ar saia mais frio, a água que alimenta o sistema deve estar refrigerada. Somente dessa forma o ar fica com a temperatura mais baixa.

 

Já no ar-condicionado o sistema utiliza um fluido refrigerante que captura o calor do ar.

Uma parte do aparelho fica do lado de dentro e a outra na parte externa do local onde está instalado.

O ar-condicionado resfria o ar utilizando serpentinas, que são preenchidas com líquido refrigerante.

Basicamente o ar-condicionado retira o calor de um local e o leva para outro. Porém, ele não faz o processo de aumentar a umidade do ar que o climatizador realiza.

 

Ar condicionado X Climatizador

Levando em consideração os estudos realizados o ideal seria apostar no ar-condicionado.

Parece contraditório se pensarmos que o ar-condicionado deixa o ar mais seco, o que traz aquela sensação de secura no nariz e na boca. Entretanto, existe um tipo de sistema de ar-condicionado que oferece uma solução específica para a prática de exercícios em ambientes fechados.

 

O grande diferencial desse tipo de ar-condicionado é o fato de realizar a purificação do ar chegando a remover até 99% dos germes, fungos, bactérias e demais microrganismos, o que praticamente elimina o  risco de contágio mesmo que haja algum atleta gripado no ambiente.

Além disso, é possível aumentar a eficiência desse sistema adicionando as cortinas de ar, que são equipamentos colocados em locais nos quais as portas precisam ficar abertas.

Colocadas acima das portas, essas cortinas de ar impedem que o ar frio saia do ambiente interno e ao mesmo tempo evita que o ar quente, poeira e insetos entrem no ambiente climatizado. Essa combinação proporciona conforto térmico e ajuda a manter o ambiente limpo, livre de substâncias e microrganismos prejudiciais à saúde.

 

Manutenção é prioridade

Além de manter o ambiente climatizado, o sistema de ar-condicionado é responsável pela purificação do ar e dessa forma é natural que aconteça uma acúmulo de impurezas nesse sistema. Por isso é importante se atentar às manutenções e limpezas periódicas destes equipamentos. 

 

O ideal é que a cada 15 ou 20 dias ocorra uma limpeza, e as manutenções devem ser feitas a cada 60 dias. Tudo depende da quantidade de horas que o sistema fica ligado diariamente. Se o uso for intenso, as manutenções e limpezas devem ser realizados em um espaço de tempo menor.

Ter um Box climatizado é um detalhe primordial e que deve ser levado a sério. Afinal, esse é um ponto que interfere no rendimento dos alunos bem como no bem estar de quem frequenta seu box.

Investir em um bom sistema de climatização é um diferencial que você pode oferecer. Quem é que não gostaria de se exercitar em um ambiente com o ar 90% mais puro?

 

Faz bem para o seu aluno e faz bem para o seu negócio.

 

exercito de coaches crossfitPowered by Rock Convert
Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER