HomeCross TrainingSaúde & NutriçãoDieta Paleo: a queridinha dos CrossFitters

Dieta Paleo: a queridinha dos CrossFitters

escrito por Diego Oliveira

A gente já comentou, mas é sempre ressaltar. O CrossFit com seu estilo agressivo, e exercícios de alta intensidade gera bons resultados e em um tempo muito menor do que as modalidades tradicionais. Mas como você deve saber, nada adianta aparecer no Box e destruir no WOD se sua alimentação não estiver balanceada.

E atualmente, uma nova dieta está fazendo muito sucesso entre a galera do CrossFit: a dieta Paleo!

Mas o que é essa dieta?

A dieta Paleo, paleolítica ou ainda Dieta das Cavernas, leva esse nome por ser baseada em uma alimentação anterior à agricultura que aconteceu na era paleolítica onde nossos ancestrais consumiam basicamente: frutas, vegetais, raízes, gorduras saudáveis, ovos, peixes e carnes.

Nessa época, a humanidade caçava, escalava e corria vários quilômetros para conseguir alimento. Ou seja, uma era em que para sobreviver, era necessário ser atlético.

A dieta Paleo tem como princípio o fato de que o corpo humano não se acostumou com o tipo de alimentação que a sociedade atual consome. Ou seja, alta ingestão de carboidratos, industrializados, grãos e produtos com alto índice de elementos químicos.

Alguns estudos mostram que doenças como diabetes, distúrbios metabólicos, problemas de coração e obesidade são respostas do corpo referentes ao excesso de alimentos processados, carboidratos e açúcares que consumimos atualmente.

Por isso, a proposta da dieta Paleo é excluir esses tipos de alimentos, e retornar ao tipo de alimentação no qual o nosso corpo foi preparado para ingerir.

 


Leia também


O que consumir na dieta Paleo?

A dieta Paleo é considerada por muitos como uma reeducação alimentar ou um “estilo de vida”, pois não existe uma contagem de gramas de alimentos como uma dieta tradicional. É permitido comer tudo o que seja considerado comida de verdade, e em porções que você sentir que irão saciar o seu corpo.

Pra quem segue a dieta Paleo, pode ficar a vontade e comer a quantidade que quiser de:

Em resumo, você consome basicamente alimentos frescos e naturais e gorduras boas.

Perceba que este tipo de alimentação possui uma uma baixa fonte de carboidratos, isso porque o consumo de carboidratos só serve para que o corpo acumule muita energia que ele não irá utilizar e que no final se transforma em gordura.

 

E o que não pode na dieta Paleo?

Existem alguns alimentos que devem ser excluídos de sua rotina, caso resolva aderir à dieta Paleo, se liga na lista dos vilões que você deve evitar:

  • Laticínios;
  • Álcool;
  • Alimentos industrializados;
  • Farinhas processadas;
  • Pães;
  • massas e todos os alimentos que contenham glúten;
  • além de grãos e leguminosas, como o feijão e amendoim;
  • açúcares também estão proibidos, especialmente os refinados;
  • Frios (salame, peito de peru, presunto) e embutidos (salsicha e linguiça);
  • Sal: abuse dos temperos naturais à base de ervas;
  • Óleos vegetais refinados;
  • Batata branca;

 

Quais são as vantagens

A dieta paleo traz inúmeras vantagens, mas existem duas que merecem destaque:

1 – Ela exclui qualquer tipo de alimento industrializado.
O fato de consumir mais alimentos naturais e retirar qualquer tipo de industrializado do cardápio, já é uma vantagem muito grande em relação à outros tipos de dieta. Comer alimentos de ‘verdade’ é algo que muda positivamente o nosso organismo.

2 – Ela é focada na qualidade e não na quantidade.
Outro diferencial dessa da dieta Paleo, é o fato de que ela não foca na quantidade de calorias, ou seja, você pode comer até se saciar, não existe uma regra sobre a quantidade de calorias ingeridas, o foco aqui é na qualidade dos alimentos.

 

Por que ela é a ‘queridinha’ dos CrossFitters?

O CrossFit é um programa muito explosivo, e por isso atualmente é uma das atividades que mais consomem calorias, e esse é o principal motivo pelo qual a dieta Paleo se encaixa tão bem na modalidade.

A dieta traz como princípio a redução na ingestão de carboidratos. Ou seja, somando um exercício de alta intensidade a uma baixa reserva de carboidratos, só temos vantagens.

Em resumo, a velocidade na queima de gordura é rápida e eficiente, por isso os CrossFitters são adeptos dessa dieta. Os resultados aparecem de maneira muito rápida e consistente.

Vale lembrar que a dieta paleo não restringe a ingestão de carboidratos, na verdade ela indica a ingestão de carboidratos vindos de fontes naturais como por exemplo: batata doce e frutas.

 

E aí curtiu essa dica?
Qual o tipo de dieta que você faz atualmente? Compartilha com a gente nos comentários!

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit ;)

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER