Como motivar a si mesmo para ir pro CrossFit ou para a Academia

por Cristiane Bazooka

“Motivação pra ir no box de CrossFit ou na Academia”, fazer aquele treino e depois ainda postar o “tá pago” no instagram. Bom, isso é muito comum às segundas-feiras, e não muito normal em época de Coronavírus. Isso com certeza é um pouco controverso, visto que justamente nessa situação caótica de isolamento as pessoas têm mais tempo hábil para treinar, e vendo a quantidade de oferta de treinos online que existe, pagos e gratuitos.

Então, por que as pessoas não estão treinando? Se você está nesta lista de “não treinando”, leia esse post até o fim! E, se não estiver preocupado em ter “motivação para emagrecer” nesse momento, pense na sua saúde. Porque a sua imunidade é o seu escudo contra o Covid-19.

Inspiração é onde tudo começa

Você pode ter tempo, dinheiro e saúde de sobra, mas se não tiver inspiração pra começar um programa de treino, nada acontece. E se acontecer, a tendência é parar. Inspiração pode ser definida como o começo de todas as grandes realizações, de qualquer natureza! Sim, Inspiração é o resultado do desejo expresso em termos de ação, com base em um motivo. Em outras palavras: para estar “inspirado” é preciso ter um desejo, e por traz disso um grande motivo, e tudo isso te leva à ação. 

Vamos deixar mais claro com um exemplo simples. Uma pessoa X tem o grande desejo de entrar em forma, porque o seu grande motivo é querer ser melhor aceita nas rodas sociais do seu convívio. E isso à leva à ação de todos os dias levantar as 5:00 da manhã para fazer um treino em casa improvisando equipamentos com sacos de arroz – já que o isolamento não permite ir ao Box fazer burpees. Essa pessoa X tem uma inspiração, que a faz ter a disciplina necessária para treinar, apesar da crise do Corona vírus.

Entusiasmo 

“Nada grandioso jamais foi alcançado sem entusiasmo” Emerson

Entusiasmo inspira iniciativa, tanto em pensamento quanto em ação física. Você realmente precisa ter entusiasmo para ter a motivação para ir na academia, no crossfit – ou para treinar em casa. Afinal, você já percebeu o quanto é chato fazer exercício físico sem estar entusiasmado? Quando isso acontece, tudo é desculpa para não treinar ou para sabotar algumas partes do WOD. 

Nas palavras de Napoleon Hill: ” O Entusiasmo dissipa o cansaço físico e vence a preguiça. Já foi dito que não existem homens preguiçosos. O que parece ser um homem preguiçoso é apenas um homem que não tem um motivo para ficar entusiasmado. ” – do livro “Você pode aumentar o seu próprio salário.”

Pensar em ir ao Box e ter todo dia um WOD novo é maravilhoso, e deixa qualquer um entusiasmado. Porém, se pensar em “treinar sozinho em casa” não tiver o mesmo impacto, é preciso ter em mente o que o fez começar, a sua inspiração. Poder treinar em casa todos os dias  para construir finalmente o corpo dos seus sonhos ou finalmente cumprir a ordem do médico não é suficiente? Ou seja: qual o seu grande desejo e qual o motivo por traz disso? Pode acreditar, lembrar a si mesmo dos seus objetivos vai ajudar!

Motivação na Academia. Como motivar a si mesmo?

A motivação é uma força que existe dentro de você, é aquilo que fornece um motivo. É o que induz à ação, que também pode ser chamada de instinto, paixão, emoção, hábito, estado de ânimo, etc.

 Estabelecer o hábito de motivar a si mesmo com positividade e muita força de vontade vai te possibilitar dirigir seus pensamentos, controlar suas emoções e ordenar seu destino. Nós, seres humanos muitas vezes tomamos nossas decisões do dia a dia pela emoção, e isso muitas vezes significa agir por gula, proclastinar, fazer coisas que dão prazer momentâneo e que não são construtivas ao longo prazo. 

“O ponto importante é saber potencializar as emoções positivas e aprender a transformar as limitantes” Eduardo Shinyashiki. 

Se você quer ter controle das suas ações, um meio muito eficaz é a autopersuasão, que você pode usar inclusive para se automotivar para ir à academia, e para  treinar em casa também!. Autopersuasão é um comando que você dá para você mesmo com uma “palavra mágica” que represente o que você quer – note, essa é uma “dica” de PNL que pode mudar a sua vida.

Se você quer emagrecer por exemplo, e se pega na autossabotagem querendo pular o treino de hoje, repita o auto-comando “Seja Magro” rapidamente e várias vezes. Note, “magro é a palavra mágica”! E depois, use imediatamente algo que se chama arranque automático e vá treinar imediatamente – aqui, você não pensa, só faz!

Então, vamos transformar a “emoção da preguiça” em motivação? Ou potencializar aquela super vontade de treinar ouvindo uma música impactante? Ouça por exemplo a trilha sonora do filme Rock Balboa agora mesmo, e deixe no jeito pra tocar em momentos de desânimo. 

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O Ingrediente mágico da Motivação para Academia, Crossfit ou qualquer coisa na vida é…

O principal ingrediente da Motivação é a Esperança! 

“Esperança é um desejo com a expectativa de obter o que é desejado e a crença de que é obtenível. Uma pessoa reage de modo consciente ao que lhe é desejável, crível e atingível. A esperança irá motivà-lo!” – Atitude Mental Positiva – Napoleon Hill  

Fundamental na motivação para academia

..ou até para emagrecer, é “manter sua mente nas coisas que você deve e quer e longe das coisas que não deve e não quer”…

A motivação que você precisa está dentro de você, mas precisa de persistência e disciplina para virar um hábito. Esteja consciente dos seus pensamentos e emoções para chegar no resultado desejado, releia e coloque em prática os métodos desse post, que separei pra você não se deixar abalar com a crise que estamos passando. 

Com carinho, Cristiane Pinotti Masterhealth Coach

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