Receita recorrente no box de crossfit: 3 táticas para ter mais alunos

por Stefany Paiva

Receita recorrente no box de crossfit: 3 táticas para ter mais alunos o ano inteiro

Como tornar seu box uma verdadeira máquina de receita recorrente

Você sabe por que a Receita Recorrente é considerada uma das maiores tendências de estratégia de pagamentos no meio fitness e a que mais cresce no país?

Além de ser uma tática que escala vendas e fidelizar alunos, também é sinônimo de eficiência, receita previsível e custo baixo.

Várias empresas já estão se adaptando para esse modelo estilo assinatura, e os boxes de crossfit não ficam de fora.

Isso porque a receita recorrente já se provou muito benéfica, em especial para o meio fitness. É uma excelente estratégia para o gestor de box que quer:

  • aumentar seus ganhos e seu número de alunos
  • diminuir a inadimplência
  • fidelizar alunos
  • e muito mais que vamos abordar neste artigo

Confira aqui tudo sobre receita recorrente e confira quais são as três melhores estratégias para seu box conseguir vender o ano inteiro. Continue lendo!

O cenário dos sonhos 

Este modelo de negócios baseado em um formato recorrente, tem dois lados… e não, não é uma “faca de dois gumes”. Na verdade, é um modelo benéfico tanto para o box quanto  para o aluno. Isso porque, é algo mais lucrativo para o primeiro e uma melhor experiência para o segundo.

O processo fica mais eficiente e cômodo, pois a cobrança é automática e as chances de fidelizar esse aluno aumenta, já que o prazo do plano do aluno não tem um tempo determinado e a renovação é periódica. 

Sem falar que a inadimplência é praticamente nula neste caso, fazendo com que a adimplência conquistada, por outro lado, aumente sua receita chegando em média 92,5% do esperado.

Com a receita recorrente, o seu box tem melhor previsão da sua receita, e assim, pode ter um planejamento financeiro mais assertivo nos planos de médio a longo prazo.

A experiência do aluno na receita recorrente

No que tange os alunos, a receita recorrente também traz vantagens.

A facilidade que o aluno tem de fazer o pagamento sem bloquear o valor total do crédito do aluno já é um grande motivo que facilita a venda.

Além disso, podemos afirmar que há uma melhoria na experiência do aluno, pois este modelo também coloca o cliente no centro de todas as ações. Não há mais a parte desconfortável de cobrança, como por exemplo. 

Deste modo, abre uma oportunidade para focar no relacionamento com o aluno e criar uma maior proximidade com o mesmo, mantendo-o no seu box. 

Uma dica é colher feedbacks de maneira constante. Assim, é mais fácil detectar quais são os problemas que precisam ser melhorados antes mesmo da renovação da próxima assinatura do aluno.

Mas o que é a receita recorrente afinal?

A receita recorrente é um modelo de negócios no qual o box oferece seu serviço através de pagamentos periódicos, podendo ser mensais, trimestrais, semestrais ou mesmo anuais. 

Isto com a cobrança recorrente e automática no cartão de crédito, débito automático ou até boleto bancário; sem travar o limite do aluno no primeiro caso.

Podemos identificar tipos diferentes de receita recorrente no mercado. São eles:

  • Serviços de Streaming (ex. jogos, filmes, música)
  • Clubes de Assinatura (ex. livros, vinho, itens de colecionador)
  • Software as a Service (SaaS; ex. antivírus, VPN, automação de marketing)
  • Serviços em geral (ex academia, box de crossfit, estacionamento, clubes)

Este modelo também pode ser chamado de venda, cobrança, compra, assinatura ou pagamento recorrente. 

A escolha de qual é o melhor dependerá da estratégia do seu box de crossfit, assim como das políticas de cancelamento. O ideal é ser algo automático e que não cause muitas barreiras para o aluno.

Assim, o aluno pode usufruir dos serviços do box de crossfit de maneira contínua, o que já o torna leal à marca à medida em que mantém a assinatura e fica satisfeito com o box.

Quais as vantagens?

Vamos resumir aqui todos os benefícios por trás desse modelo que surpreende tantas empresas. 

O próprio nome já traz uma grande vantagem: receita recorrente.

Isto é, o seu box de crossfit terá uma melhor estimativa de qual será a receita prevista daquele mês. A renovação do plano do aluno é automática, nada de esforço manual da sua equipe!

Sendo assim, a confirmação do pagamento é feita em tempo real, o que exclui a dor de cabeça da sua parte e da parte do aluno caso haja algum problema com o cartão ou boleto.

A partir disso, é possível traçar planos para aprimorar ou manter esses ganhos, a depender da situação do seu negócio fitness. Assim, você poderá crescer sem medo e com dados mais concretos.

É mais fácil converter o aluno, vez que não bloqueia o limite do cartão de crédito dele, garante maior segurança e facilidade, pois ele poderá fazer a assinatura na loja virtual do seu box também.

Deste modo, a inadimplência também é reduzida, pois a cobrança é automática e, no pagamento online, no Sistema Pacto é possível integrar softwares que analisam perfis e dados do aluno, o que garante uma análise antifraude. 

TOP 3 estratégias para vender o ano todo

#1 Foco no aluno

Como a receita recorrente economiza tempo com tarefas burocráticas diárias, os esforços que seriam voltados para a logística de cobrança, pagamentos e gestão de contas de aluno, podem ser redirecionados para fortalecer o vínculo com seus alunos.

Invista em mostrar para eles o quanto são essenciais para seu box. Lembre-se de datas especiais, pergunte como estão indo os treinos, colha feedbacks.

Assim, você garante que esse aluno não cancele e ainda fique super satisfeito com seu box de crossfit.

#2 Escale seus resultados

E por falar em deixar seus alunos satisfeitos, aqui está uma oportunidade de ouro.

Um crescimento no número de alunos já vai ser natural com a facilidade de pagamento da receita recorrente. 

Porém, na medida em que você os deixa satisfeitos com o seu box, você tem a abertura de otimizar seus ganhos.

Como?

Pedindo indicações para esses alunos que estão felizes com o seu serviço.

Assim, eles trarão mais pessoas para conhecer o seu box e ainda vão divulgar organicamente o quão bom é treinar com você. Fica a dica.

#3 Plataforma de gestão 

Por fim, chegamos na parte mais prática e eficiente de todas: ter um sistema automatizado no seu box.

Assim, não só o processo de receita recorrente fica otimizado, mas o seu box como um todo, o que o torna um negócio fitness de alto nível.

Com uma plataforma de gestão do seu box, é possível finalmente ter todo o controle que você precisa na palma da mão nos vários âmbitos: administrativo, financeiro, relacionamento com o aluno, gestão de treinos

Tenha um sistema de gestão que reúne o que há de mais moderno para você alcançar a estabilidade e os resultados que sempre sonhou para o seu box de crossfit.

E para você que quer começar hoje a implementar o modelo de receita recorrente no seu box, conte com o módulo DCC do Pacto Sistema para Academias.  A solução mais completa do mercado fitness, com taxas competitivas e poder de controle que nenhum outro software lhe dá, como a Conciliação Automática de Cartão de Crédito, que para clientes Pacto é gratuita.

Para saber mais é só vir falar com um consultor sem compromisso.

Deixar comentário

*Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. ACEITO Política de Privacidade

TERMOS DE USO E PRIVACIDADE
Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX/STUDIO CROSS!

Sistema e Aplicativo para CrossFit: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER