Home Cross Training Crossfit ou Musculação? Diferença e Benefícios

Crossfit ou Musculação? Diferença e Benefícios

escrito por Pedro Lorencetti

O CrossFit está em alta, por isso os Boxes e espaços funcionais estão em pico de crescimento. As academias estão se adaptando, porém o número de academias entrando em falência, é grande no país.

Separamos algumas situações que podem fazer refletir sobre este fato:

O CrossFit® é um treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais feitos em alta intensidade. Além disso, a maioria dos Boxes estão criando espaços funcionais para oferecer outras atividades, como pilates, yoga, entre outros, o que também pode ser encontrado em academias.

Mas afinal, como escolher entre Crossfit® ou Musculação na academia?

A realidade é: o treinamento de CrossFit® feito no Box, é praticado em alta intensidade. Significa que é possível obter ganhos rápidos, tanto de força, quanto de condicionamento (que inclui a queima de gordura e o aumento da resistência cardiorrespiratória). E isso vale tanto em relação ao tempo para ver os resultados na prática, quanto ao tempo gasto no Box.  É sempre bom alertar também que iniciantes no CrossFit devem tomar alguns cuidados e começar com um profissional certificado.

Leia também:
Erros mais cometidos no CrossFit
Como evitar lesões no CrossFit

Além disso, o CrossFit® também tem outra vantagem interessante: ele não necessita daquelas máquinas gigantescas e caríssimas da musculação. A maioria dos exercícios são realizados com pesos livres, cordas e afins. O que nos leva a pensar no empreendedor que tem algum interesse em abrir um empreendimento voltado a treino e esportes.

Mas, mais do que questões práticas, o que mais atrai praticantes para o CrossFit®, são algumas características que são suas principais diferenças em relação à musculação:

• A primeira é o dinamismo: Os treinos e os exercícios estão em constante mudança, são versáteis e variados;

• A segunda é a competitividade: Porque, na musculação, as competições são muito extremas – powerlifting e bodybuilding, por exemplo. No CrossFit® vemos essa alta competitividade, mas de forma mais moderada e interna.

Há, inclusive, uma pesquisa do blog CFTIPS que aponta que, 70% das pessoas que começam a fazer CrossFit®, o fazem porque se sentem entediados com a academia.

CrossFit ou Academia

Outro ponto importante do CrossFit®, é que os treinos são sempre realizados em grupo – assim como as competições. Isso acaba criando um clima mais amistoso e um espírito de equipe entre os atletas, que serve como um fator motivacional para quem pratica.

Então se for escolher entre Crossfit® ou Academia, o primeiro passo é pensar sobre o tempo que você quer conseguir resultados significativos em seu corpo, sejam musculares, ou apenas para perca de peso.

O segundo ponto é estar apto à interatividade e um suposto trabalho em grupo, que a prática do CrossFit® pode trazer e academia, em sua maioria, não.

E aí vai de CrossFit® ou Musculação? Conta pra gente nos comentários.

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER