Home Crossfit Por que fortalecer o CORE é tão importante?

Por que fortalecer o CORE é tão importante?

escrito por Thais Casagrande

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o fortalecimento do core, não é mesmo? Muitas modalidades, incluindo o Crossfit, pregam a importância de fortalecer esse grupo muscular, que refere aos músculos que sustentam o tronco e o mantém estável.

O core é composto pelos músculos reto abdominal, oblíquos, intercostais, serrátil, íliopsoas, quadrado lombar e a região glútea, todos eles trabalhando juntos. Confira a imagem abaixo para saber onde fica localizado o core:

por que devemos fortalecer o core?

 

Mas por que fortalecer o core?

Um centro enfraquecido atrapalha a postura, fazendo com que a pessoa sente ou ande mais curvada. Essa má postura gera dores nas costas e problemas não só na coluna, mas também ombros e joelhos. Por isso é tão importante fortalecer o core, o nosso centro de força.

Sua principal função proteger a coluna contra sobrecargas e posturas erradas e é fundamental para todos os esportes, inclusive nas atividades diárias. Pessoas que passam muito tempo sentadas e possuem o core enfraquecido, tendem a sofrer com dores nas costas.

Para fortalecer o core, devemos focar nos exercícios que mantenham a musculatura firme, como a prancha e suas variações, onde o tronco fica parado e a força na região é mantida por períodos mais longos. Ao fortalecer essa região, você notará nitidamente uma melhora na sua postura e nas dores que por ventura sentia nas costas.

Veja também: