Home Dicas para o BoxDicas de Gestão Como obter certificação Level 1 do CrossFit

Como obter certificação Level 1 do CrossFit

escrito por Luciara Tayane

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a estética do corpo. Nesse sentido várias modalidades de exercícios físicos ganharam muito destaque e inúmeros adeptos que buscam melhores resultados. Atualmente uma das modalidades de treinamento físico que mais vem crescendo é o CrossFit. Um programa que consiste em atividades de intensidade alta que trabalham e preparam o corpo até seu potencial máximo.

Em contrapartida as atividades físicas convencionais, onde a graduação em educação física credencia o profissional a dar aulas, o CrossFit exige certificações específicas para o profissional poder atuar. Primordialmente para estar apto a dar aulas e ser coach licenciado pela CrossFit é obrigatório aprovação na Certificação Level 1. Trata-se do requisito básico para um coach de exercícios de CrossFit no seu próprio box, ou em um licenciado. É uma introdução da metodologia e dos movimentos fundamentais, através de aulas do assunto e treinamentos em pequenos grupos.

Leia mais:
5 exercícios respiratórios para uma alta performance
Qual a diferença entre Coach e Head Coach

Em suma a certificação Level l tem sua estrutura criada para atingir alguns objetivos:

  • Oferecer conhecimento aos participantes das melhores maneiras de usar os métodos do CrossFit;
  • Afiliar-se a marca CROOSSFIT;
  • Através de ensinamentos repassar orientações iniciais e fundamentais para dar aulas e treinamento a outras pessoas usando o Crossfit;

No entanto para estar elegíveis na obtenção do certificado instrutor CrossFit Nível 1, devem ser atendidos alguns requisitos:

  • Ter pelo menos 17 anos até o momento do teste;
  • Não ter nada pendente em saldos com certificados da CrossFit ou Cursos de Especialidades anteriores;
  • Não ter casos legais pendentes com a CrossFit;
  • Não ter violações documentadas do Código de Conduta.

Com efeito de habilitar a dar aulas com técnicas de coaching efetivas, todos os movimentos dos alunos são estudados e corrigidos. Buscando ensinar como aliar teoria e prática alguns treinos de CrossFit são realizados em grupos menores. Assim são dados exemplos de como conduzir uma aula, mantendo o padrão dos movimentos de alta intensidade. Além de permitir que cada pessoa alcance um nível de potência mais elevado. Tudo isso para adaptar-se as dificuldades de cada aluno.

Indispensavelmente para ministrar essa certificação devem ser os instrutores/treinadores creditados para essa tarefa e autorizados pela empresa CROSSFIT. O curso dura geralmente um final de semana inteiro de muito aprendizado.

O programa traz conteúdo teórico (terminologias e fundamentos de conceitos como: CrossFit e Fitness e elementos de nutrição e fisiologia). Já na parte do conteúdo prático é pautado nos nove exercícios básicos do programa:

  • Agachamentos: Air Squat, Front Squat e Overhead Squat;
  • Empurradas: Press, Push Press e Push Jerk;
  • Puxadas: Deadlift, Sumo Deadlift High Pull e Med Ball Clean.

Além desses, são trabalhados exercícios como:

  • Thrusters;
  • Kipping pull-ups;
  • Snatches;
  • Muscle-ups.

Com o propósito de testar o aprendizado do curso ao final do segundo dia é realizada uma prova escrita que possibilita a atuação como Coach de CrossFit. Em suma é composta por 55 questões, onde é obrigatório o aproveitamento de 77% delas para obtenção do certificado.

Para receber um certificado de instrutor de nível 1, é primordial atender aos requisitos:

  • Participação no curso de dois dias, incluindo: 100% de exposição a todas as palestras,100% em todas as sessões práticas de break-out e 100%  em todos os treinos;
  • Passar no teste de nível 1 pessoalmente;
  • Assinar o Acordo de Licenciamento do CrossFit Trainer ;
  • Concordar com: as políticas descritas no Manual do Participante Nível 1, Renúncia e Liberação de Responsabilidade e o Contrato de Confidencialidade;
  • Pague todas as taxas do curso / teste na íntegra.

Após a realização do teste, os resultados são entregues via e-mail cinco ou sete dias. Dessa forma os participantes recebem o resultado de aprovação ou falha, tudo sem emissão de resultados numéricos.

Os certificados de treinador são enviados dentro de 4 a 6 semanas para cursos nos EUA e 6 a 8 semanas para cursos internacionais a partir da data do e-mail com os resultados. Certificados de participação são enviados por e-mail dentro de um mês da participação no curso.L

Logo após a conclusão do curso e alcance da aprovação no Teste de Certificação de Nível 1, os participantes tornam-se aptos a:

  1. Descrever e definir todos os conceitos fundamentais do Programa CrossFit;
  2. Reconhecer os principais pontos de desempenho dos movimentos fundamentais e adicionais;
  3. Identificação das violações do movimento do som;
  4. Aplicação de todas as correções adequadas para melhorar os movimentos;
  5. Execução do programa CrossFit de forma segura e eficaz.

 

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER