É impossível negar os tantos impactos negativos que aconteceram em decorrência da pandemia do COVID-19. Um grande fato que ilustra essa realidade é o fechamento total das academias e demais negócios fitness em 2021, que causou inúmeros prejuízos e falências neste segmento. Empresários tem encontrado alternativa na tecnologia para aumentar receita e fidelizar mais!
Como consequência desse período de reinvenção “forçada” pela pandemia, surgiu o modelo híbrido (atendimento que funciona não só no presencial, mas também no online) como um bote salva vidas para dar esperanças às empresas fitness por todo o mundo.
Assim, os alunos entraram de cabeça no novo formato e o receberam com entusiasmo. Os exercícios em casa crescem cada vez mais entre os adeptos das rotinas saudáveis, os quais não queriam perder o ritmo mesmo na situação de isolamento.
Por esta razão, a tendência dos treinamentos remotos deu tão certo, uma vez que o aluno, através de um dispositivo ligado à internet, poderia finalmente ter o acompanhamento de seu professor diretamente de sua casa ou de onde mais estiver.
Dentro disso, muitos alunos decidiram permanecer com aulas online mesmo após a reabertura das academias.
Isso porque, esta dinâmica do aluno ter a extensão da academia aonde quer que ele for, colabora para a redução de gastos, evita deslocamentos e aglomerações ou pelo simples caso do ganho de flexibilidade de poder treinar onde e quando quiser, mesmo se estiver fora da cidade, como por exemplo.
Pense que este modelo atrai novos públicos, acostumados com o online o “teleatendimento”.
Segundo o site da Netshoes, a partir do começo do isolamento, a procura de itens para a prática de atividade física teve um aumento de 2.500%. Já no Mercado Livre, as vendas desses produtos cresceram em 132%.
Se esses números expressivos já não bastassem, ainda pode-se perceber a grande movimentação das próprias academias para se adaptar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), o faturamento deste mercado em 2019 alcançou a marca de R$2,1 bilhões e, dentro disso, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados. Pode parecer muito, mas este número corresponde a menos de 5% da população brasileira.
Deste modo, ainda há espaço para um crescimento significativo no país em frente a um cenário bastante competitivo e mudanças no perfil do aluno consumidor.
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Com todo esse aquecimento surpreendente no mercado, várias empresas ficaram a postos a fim de produzir o máximo para atender a essa nova realidade, e assim, surgiram grandes melhorias em soluções que já atendiam academias e demais negócios fitness.
É INEGÁVEL que este modelo não é apenas tendência, mas deve permanecer “pós-pandemia” com muita força, sendo uma alternativa de aumento de receita e aquisição de novos clientes.
Como ferramentas que apóiam empreendedores a colocar essa atuação em prática temos o Aplicativo Treino e o Sistema para Box Cross da Pacto Soluções.
O recurso de Treino Online para os alunos treinarem em casa ou de onde preferirem é o grande diferencial dessas plataformas, onde os negócios podem personalizar aulas e programas, não apenas para que alunos continuem treinando em casa, seja por lockdown ou por que o aluno faltou.
Melhor ainda é pensar que esses pacotes podem ser personalizados e vendidos exclusivamente para quem deseja treinar online!
As plataformas chegaram a alcançar mais de 200 mil usuários diários em pouco tempo e cada vez mais academias, box Cross e estúdios de Treinamento Funcional vem procurando o aplicativo como um meio de ganhar fôlego diante de tantos desafios e adaptações.
O Treino Online não é o único recurso. A versão Premium dos aplicativos proporciona uma experiência mais completa e eficiente da rotina fitness e wellness. Dentro dele há uma funcionalidade que monta planos nutricionais personalizados de acordo com as necessidades, preferências e objetivos do usuário.
Os alunos, além de poderem montar seus planos nutricionais, também contam com uma variedade de receitas e dietas para conferir e testar, alertas de água (configurados com a quantidade ideal de hidratação do usuário), listas de comprar automáticas seguindo os ingredientes necessários do seu plano, monitor de passos, dicas e conteúdos nutricionais, agenda fitness com os treinos, aulas e refeições do dia, e ainda gráficos de acompanhamento da sua evolução.
As assinaturas dessa versão Premium ainda podem gerar mais receita para o negócio fitness, vez que a Pacto Soluções divide os lucros obtidos do valor pago pelos alunos das suas respectivas academias/negócios que geraram essas assinaturas.
As academias puderam enfim usar esta solução mobile tanto para fidelizar e captar alunos, com um grande diferencial de serviço e experiência do cliente, quanto para aumentar seus lucros com uma fonte de receita inovadora!
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