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5 exercícios respiratórios para alta performance

escrito por Diego Oliveira

Garra, foco, força, determinação são alguns são clichês de motivação comumente utilizados em basicamente todo tipo de atividade física. São tão utilizados que alguns se tornam inclusive estampa de camiseta.

O que poucos sabem, é que para ter uma performance superior o segredo é mais simples do que imaginamos. Tudo o que precisamos fazer é RESPIRAR!

Sim, apenas respirar!

Buscar motivação é apenas uma parte do processo. Os exercícios respiratórios trazem inúmeros benefícios que vão muito além de oxigenar o cérebro e trazer sensação de conforto e tranquilidade. Respirar corretamente pode fazer com que você expanda seus limites e alcance novos resultados. E como de costume, nós temos algumas dicas para te ajudar!

Separamos 5 exercícios respiratórios que farão você alcançar um novo nível de performance dentro e fora do box.
Se liga!

respiração

 

RESPIRAÇÃO QUADRADA

Essa técnica tem esse nome pois é feita em quatro etapas com durações iguais que são: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazio.

Aprenda como fazer:

  • Inspire e deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três.
  • Depois segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três.
  • Em seguida solte lentamente o ar, contando lentamente até três.
  • Após a expiração mantenha-se sem ar, contando lentamente até três. mais uma vez.

Depois reinicie o processo quantas vezes quiser, mas sempre com calma. Esse tipo de respiração ajuda a trazer calma e ainda controla a ansiedade.

 

 

 

 

CONTANDO RESPIRAÇÕES

Essa é uma técnica mais simples em que você apenas conta suas respirações de maneira controlada. Dá uma olhada:

Tome 3 segundos de inspiração e uma expiração de 3 segundos e diga “1” em sua mente. Então, inale novamente por mais 3 segundos, e expire por 3 segundos, depois diga “2” em sua mente. Então você vai contar e respirar. Repetir esse padrão para até 10 ou 20 é uma das maneiras mais simples de trazer seu foco de volta para algo que você pode controlar, bem como acalmar seu ciclo de respiração e ser intencional sobre o ritmo.

 

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Este é um método que consiste em controlar o diafragma para aproveitar toda a capacidade do pulmão, melhorando seu funcionamento e contribuindo para aliviar a tensão e o stress.

Veja como é fácil fazer:

  • Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
  • Coloque a mão sobre o abdômen, entre o umbigo e o esterno, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;
  • Inspire pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir;
  • Segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos;
  • Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente;

Repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.

 

MANTRA BREATHING

Nessa técnica utilizamos pensamentos positivos enquanto respiramos. Basicamente, você pensa no que quer ser e o que deseja naquele momento. Por exemplo, toda vez que você inspirar pense em estados emocionais que gostaria de alcançar: “calmo, relaxado, focado e etc”. Você pode se concentrar apenas na respiração lenta e profunda enquanto repete as palavras positivas para si.

 

RESPIRAÇÃO 1-2

Esse tipo de respiração, consiste em respirar de maneira controlada exalando o dobro da quantidade de tempo que inalou. Por exemplo, se você inspira por 3 segundos, você deverá expirar por 6 segundos. Esse exercício auxilia no aumento da capacidade de seus pulmões.

Respirar corretamente ajuda a retirar sua mente de pensamentos estressantes e ansiosos. Dessa forma, você fica mais confortável e consegue ter uma melhor performance dentro ou fora do box. Não importa a situação ou o local, esses exercícios vão te ajudar a manter o foco e a energia no que realmente importa. Comece agora mesmo e sinta os benefícios!

 

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