HomeDicas para o BoxTudo sobre CrossFit: o que é, história, mercado e principais movimentos

Tudo sobre CrossFit: o que é, história, mercado e principais movimentos

escrito por Luciara Tayane

O CrossFit conquistou e ainda vem conquistando muitos adeptos que procuram por exercícios mais dinâmicos e menos ‘chatos’ se comparados aos métodos tradicionais. Contudo, mesmo sendo um termo muito falado hoje em dia, muitas pessoas ainda não sabem muito a respeito desse treinamento.


Vamos então começar a entender melhor sobre esse queridinho da galera que busca bem-estar e melhores resultados físicos. O CrossFit nada mais é do que um programa de treinamento e condicionamento físico com alto impacto e intensidade. Todo o dinamismo que os treinos proporcionam pode ser notado através de uma grande variação de exercícios que promovem:

  • Desenvolvimento da resistência cardiovascular e muscular;
  • Evolução em agilidade e velocidade;
  • Considerável redução de medidas e porcentagem de gordura corporal;
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora;
  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento de potência;
  • Expansão de força;
  • Definição muscular;

De fato, a insatisfação com os treinos tradicionais que focam em uma habilidade por vez, foi o motivo da origem desse MMT (Mistura de Modalidades de Treinamento ou Mixed Modality Training – junção de diversas outras modalidades e diferentes programas de treinamento físico), que foi criado em meados dos anos 90 na Califórnia, pelo ex-ginasta Greg Glassman, que iniciou o desenvolvimento de um novo método de treinamento com exercícios funcionais de alta intensidade com foco na melhoria do condicionamento físico de uma forma geral. Em 1995, Greg inaugurou sua primeira academia, entretanto a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000.

 


 

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Depois disso, surgiram inúmeras academias nos EUA e em seguida a modalidade se espalhou conquistando adeptos pelo mundo todo. Como resultado, apesar de ser um esporte relativamente novo (quase 20 anos), o CrossFit cresceu e hoje está presente em 120 países. O mercado dessa prática aqueceu no Brasil, resultando em boxes por todos os lugares com evolução de 20 até 2013 para cerca de 1200 em 2019. A constatação disso está no ranking da CrossFit Inc, onde o Brasil é o segundo em número de boxes licenciados, perdendo somente para os EUA (país onde foi criado).

À medida que as vantagens e benefícios do CrossFit vão sendo conhecidas, ele ganha mais praticantes que o consideram uma filosofia de vida. Com todo esse crescimento e constante expansão, várias competições surgiram no mundo todo com as mais variadas categorias e estilos. No ano de 2007, na Califórnia, ocorreu a primeira competição oficial de CrossFit com o objetivo de encontrar a pessoa com o melhor condicionamento físico do mundo. Contudo mesmo com várias competições de peso espalhadas ao redor do globo, o Reebok CrossFit Games é considerada a maior delas com provas diferentes a cada ano, surpreendendo o público e os competidores.
Essa modalidade engloba uma série de movimentos funcionais que tem alta intensidade e tem variações constantes:

  •  Agachar;
  • Correr;
  • Saltar;
  • Puxar;
  • Empurrar;

Por fim, todos esses são bases para inúmeros exercícios que o CrossFit oferece aos seus praticantes. Em suma, os exercícios do CrossFit têm seus fundamentos em nove movimentos base, divididos em três categorias: Squats (agachamentos); Press (Movimentos de empurrar a barra) e Lifts (levantamento terra).

  • Air Squat (agachamento livre, sem peso);
  • Front Squat (agachamento segurando a barra apoiada junto ao pescoço)
  • Overhead Squat (agachamento segurando a barra com braços estendidos, acima da cabeça)
  • Shoulder Press (empurrar a barra dos ombros acima da cabeça);
  • Push Press (empurrar a barra dos ombros acima da cabeça usando o impulso dos quadris);
  • Push Jerk (empurrar a barra dos ombros acima da cabeça usando o impulso dos quadris e “cair” embaixo da barra com pernas levemente flexionadas).
  • Deadlift (levantamento terra, tirando a barra do chão até altura dos quadris);
  • Sumo Deadlift High Pull (pés mais afastados, levantamento da barra partindo do chão até altura do ombro);
  • Medicine Ball Clean (trazer a bola até nível do ombro, fazendo espécie de agachamento).
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