Home Cross Training CrossFit para terceira idade: conheça os benefícios

CrossFit para terceira idade: conheça os benefícios

escrito por Diego Oliveira

Pode parecer estranho à primeira vista, por se tratar de uma modalidade de alta intensidade, mas o CrossFit para terceira idade existe e pode trazer muitos benefícios para seus praticantes.

Os exercícios funcionais, como o CrossFit, são excelentes para a terceira idade, pois ajudam a melhorar a densidade óssea, aumentam a força e dão mais agilidade para realizar as tarefas do dia-a-dia, além da sensação de bem-estar e aumento da auto-estima.

 

Como funciona o CrossFit para terceira idade?

O CrossFit para idosos é adaptado, respeitando as limitações de cada um durante os treinos. Os movimentos são adequados para os praticantes que possuem a mobilidade um pouco mais reduzida, a corrida não é tão intensa e os pesos são mais leves, mas a saúde dos praticantes continua sendo estimulada e a musculatura fortalecida.

Com o acompanhamento de um profissional especializado e se os devidos cuidados foram tomados, o CrossFit pode ajudar os praticantes da terceira idade a manterem a forma e recuperar a coordenação motora, agilidade, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, que costumam ser perdidas ou reduzidas nesta fase da vida.

  

Por que investir nesse mercado?

A procura por uma vida longa e por mais saúde é um interesse que continua crescendo, e se tratando de terceira idade isso não é diferente.   Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) mostram que 30% das pessoas que frequentam academia tem acima de 60 anos. Há 10 anos, os idosos representavam menos de 5% dos freqüentadores.

Ou seja, é um mercado muito promissor e com certeza muito rentável, e o seu Box de CrossFit pode oferecer um diferencial para essa galera que tem disposição de sobra.

 

Cuidados que você tem que ter

Levando em consideração um dos conceitos do CrossFit, que diz: “todos os seres humanos têm essencialmente os mesmos requisitos de aptidão. Carga e intensidade podem variar com a idade, mas o programa é basicamente o mesmo.”

Ou seja, um atleta de alta performance se difere de um senhor de 60 anos apenas na quantidade de carga e intensidade, mas os dois possuem as mesmas capacidades.

E é justamente isso que o Box tem que oferecer. Exercícios adaptados para essa faixa etária.

É claro que existem mais alguns detalhes que vamos listar pra você:

 

 

  • Acompanhamento médico é essencial

Parece algo lógico, mas esse cuidado muitas vezes é negligenciado por alguns profissionais, mas é fundamental entender como anda a saúde dos seus alunos para se certificar que o CrossFit irá trazer benefícios ao invés de dor de cabeça para você e para o seu aluno.

Portanto, sempre faça a exigência de um laudo médico completo e tenha total convicção que o seu aluno terá a capacidade de realizar todos os movimentos de maneira segura e eficiente.

 

 

  • Pessoas mais experientes gostam de trocar ideia

De maneira geral, a galera da terceira idade é um pouco mais carente de atenção e por isso gostam de conversar. Então seus coaches devem estar bem treinados e preparados para proporcionar esse tipo de atendimento à esse público tão específico.

Sempre faça estudos e pesquisas com seus clientes mais experientes, isso ajuda a entender melhor seus desejos e com os dados coletados você consegue realizar treinamentos mais eficientes com o seu time.

 

 

  • A música alta pode incomodar

A trilha sonora do Box é algo que deve ser analisada com carinho. Inclusive, esse é um dos pontos que acabam intimidando esse público. As batidas pesadas podem ser muito para os ouvidos então para essa turma você precisa de uma trilha sonora que dê ânimo e energia, mas que não incomode.

Uma ideia legal se você não sabe o que colocar pra tocar, é deixar o som em um nível mais baixo e realizar uma pequena pesquisa com os primeiros praticantes. Em seguida pegar essas referências e criar uma playlist em alguma plataforma digital, como o Spotify por exemplo. E aí é só sucesso!

 

Adicione a modalidade no seu Box!

Depois de ter tomado os devidos cuidados, é hora de implantar essa nova categoria no Box.

Uma boa estratégia é criar uma turma separada em um horário pouco movimentado. Dessa forma além ocupar um horário de baixa movimentação no Box, você pode trabalhar com uma tabela de preço mais acessível. Isso é um diferencial que traz um bom volume no número de alunos.

Divulgação também não pode faltar hein!

Crie peças publicitárias para as redes sociais apresentando a novidade e oferecendo condições especiais. Além disso, você deve realizar ações de divulgação interna para os clientes que já estão matriculados, e oferecer vantagens para as indicações que fizerem.

 

CrossFit é uma modalidade muito democrática, de crianças à terceira idade, todos podem ser beneficiados. E seu  box tem que estar preparado para oferecer esse tipo de serviço. Além de aumentar a rentabilidade do seu negócio, você ainda contribui para o bem estar de uma comunidade que só cresce a cada dia.

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER