Home Cross Training Crianças podem treinar Crossfit?

Crianças podem treinar Crossfit?

escrito por Thais Casagrande

Pensando na intensidade dos treinos e carga dos exercícios, parece meio absurdo imaginar crianças praticando Crossfit, não é verdade? Mas saiba que as crianças podem praticar a modalidade, só que de maneira mais lúdica.

A prática do Crossfit pelas crianças pode trazer muitos benefícios, como aumento do equilíbrio, agilidade, força, resistência muscular e cardiorrespiratória. Além de melhorar a socialização dos pequenos e diminuir o tempo deles em frente a TV, tablets e computadores.

Crossfit Kids

Batizado oficialmente de Crossfit Kids, a modalidade parece uma grande brincadeira. Diferente da versão para adultos, ela não é focada em cargas de peso, mas sim no controle motor e postura. No lugar das cargas, as crianças usam o peso do próprio corpo.

As aulas começam como a dos adultos, com aquecimento e são seguidas pela parte técnica, onde as crianças aprendem a subir na corda ou praticar com as argolas. Na parte dos desafios, conhecidos como WODs na versão original, saem as barras e pesos para dar lugar à brincadeiras e corridas livres.

Mas é preciso ter cuidado, pois toda atividade física pode trazer riscos se não for acompanhada por um profissional habilitado. No Crossfit Kids todas as limitações são respeitadas: cada criança faz apenas as atividades que consegue, o mais correto possível.

Veja também: