HomeDicas para o BoxDicas de GestãoYoga e CrossFit: descubra o que não te contaram sobre essa combinação

Yoga e CrossFit: descubra o que não te contaram sobre essa combinação

escrito por Diego Oliveira

Pelo título desse artigo, você deve estar se perguntando. O que tem haver Yoga e CrossFit?

Realmente, o CrossFit com seus movimentos de altíssima intensidade e a Yoga com sua pegada ‘zen’, no primeiro momento não parece fazer muito sentido. Mas leia essa matéria até o fim, e se liga no que essa combinação pode gerar para você e para os seus alunos.

Yoga, um complemento que pode (e deve) ser adicionado ao CrossFit.

Uma ótima estratégia e também um grande diferencial para o seu Box, é adicionar Yoga às aulas de CrossFit. É comprovado que a Yoga trabalha a mente e o corpo ao mesmo tempo, as posições estáticas trazem descontração física e alívio emocional, já no CrossFit o seu aluno tem a possibilidade de libertar o stress que existe. Uma combinação mais do que perfeita, pois seus alunos serão beneficiados com vantagens únicas. Ficaram mais fortes fisicamente e mentalmente, mais flexíveis, mais equilibrados e com uma mobilidade muito maior.

Se liga na quantidade de benefícios que a Yoga agrega ao CrossFit

 

1 – Melhora a amplitude de movimento e mobilidade geral

Praticar poses básicas do Yoga como o cachorro olhando para baixo, guerreiro dois e pombo, ajudam a reforçar a rotação externa do quadril e do ombro, que são partes fundamentais para a execução de diversos movimentos básicos de CrossFit. Praticar estas formas de Yoga consistentemente ajuda a melhorar a sua mobilidade global

 

2 – Aumento do Foco

Você já teve que completar 150 bolas de parede? Lembra que para alcançar o mesmo local você precisa ter um bom foco, para que a bola atinja o local desejado e volte da maneira correta para você? Esse alvo que você precisa atingir é o seu “drishti”, também conhecido como ponto de foco onde seu olhar repousa. Na Yoga existe uma ênfase e um trabalho muito forte em criar um ponto focal que não se mova, dessa forma você cria uma consistência que te ajuda a executar movimentos como box jumps e toes do bar, por exemplo.

 

3 – Você respira melhor

Quando falamos de CrossFit, falamos de exercícios em alta intensidade e movimentos explosivos. E para manter essa rotina sempre com um rendimento aceitável e conseguir ver uma considerável evolução, trabalhar corretamente sua respiração é um diferencial que muda o jogo, mas muitas pessoas ignoram. Não cometa este erro! Abaixo temos um link para um artigo que mostra alguns exercícios muito eficazes para otimizar sua respiração durante o CrossFit. Confere lá!

Aprenda 5 exercícios respiratórios de alta performance!


Leia também:


 

 

Adicionando a Yoga ao CrossFit você tem a possibilidade de mostrar técnicas de respiração altamente eficazes e que vão potencializar o rendimento da sua turma. Existe por exemplo, a Vinyasa Yoga que é uma prática que procura preservar o atleta através de exercícios respiratório durante o descanso. Nesse tipo de Yoga você se move através de transições posturais usando sua inspiração e exalando. Além disso, estes exercícios educam os praticantes a respirar profundamente através de seu diafragma, o que melhora sua força e ajuda a sustentar movimentos de durações mais longas no CrossFit.

 

4 – Melhora seu equilíbrio e reforça a sua postura

Segundo Greg Glassman, o equilíbrio é uma das dez habilidades físicas gerais destacadas no CrossFit, e adicionando Yoga às rotinas do CrossFit é possível praticar poses como a Árvore, a Águia ou a Meia Lua que vão ajudar os seus alunos a alcançar a estabilidade necessária para executar uma grande quantidade de repetições de pistols ou fazer deslocamentos com as pernas para ficar de ponta cabeça. Além do equilíbrio físico, os exercícios de Yoga podem auxiliar no seu cotidiano fora do Box, a busca do equilíbrio nestes exercícios não está apenas relacionada ao seu corpo, mas também à sua mente e consequentemente à sua vida e isso pode te tornar uma pessoa muito melhor e mais equilibrada.

Além do equilíbrio, é importante ressaltar que com a Yoga os seus alunos conseguem trabalhar melhor a questão postural. Nas poses clássicas a posição da coluna sempre é neutra e todos os movimentos sempre são trabalhados do centro para a extremidade. O objetivo dessas poses é ajudar no fortalecimento dos músculos do core e da lombar para que os praticantes possam se sentar confortavelmente durante longos períodos de tempo. Essas poses e exercícios que a Yoga proporciona, são indicadas para preservar a posição espinhal quando você corre, faz um pull up ou executa um deadlift no CrossFit.

 

Como adicionar a Yoga no seu Box de CrossFit

Fica muito claro que Yoga e CrossFit são duas modalidades que se encaixam muito bem e oferecem benefício mútuos para quem é praticante.

Você pode adicionar Yoga ao seu box, de maneira simples. No início não é necessário ter um especialista específico. Você pode iniciar aulas pessoais, e replicar isso pessoalmente para o seu time de coaches através de treinamentos periódicos. Logo após, você pode adicionar alguns exercícios nas rotinas de aquecimento antes de iniciar o treino de sua turma.

A Yoga também será um termômetro que pode mostrar se existe interesse de seus alunos por aulas mais completas. E aí você tem a possibilidade de adicionar mais um serviço ao seu Box, gerando uma nova possibilidade de aumentar o faturamento do seu negócio.

 

E aí o que achou dessa super dica?!
Comenta aqui embaixo se você já tem Yoga no seu box e o que seus alunos acham!
exercito de coaches crossfitPowered by Rock Convert
Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit ;)

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER