HomeDicas para o BoxDicas de GestãoPasso a passo para montar uma academia de CrossFit

Passo a passo para montar uma academia de CrossFit

escrito por Diego Oliveira

Com o seu dinamismo, exercícios que trazem resultados em um curto espaço de tempo e um espírito de comunidade sempre latente, o CrossFit provou que não é mais uma modinha e veio pra ficar! E montar uma academia de CrossFit pode ser um bom negócio!


O que você vai ver nesse artigo:


O mercado é quente!

Uma prova do sucesso do CrossFit é a quantidade de Boxes (que são as academias de CrossFit) em funcionamento no país. O Brasil é o segundo país com o maior número de Boxes afiliados do mundo, superando grandes potências como a Austrália e o Canadá. São mais de 700 unidades afiliadas à marca CrossFit.

Ser uma academia licenciada à CrossFit pode trazer vários benefícios.

Quer saber mais sobre como se tornar um afiliado CrossFit? Clique aqui e entenda todo o processo.

Com todo esse sucesso, muitas pessoas se perguntam. Investir em uma academia de CrossFit, é interessante?

 

Nós respondemos!

Sim! é interessante!

O CrossFit é uma modalidade muito dinâmica e isso atrai a atenção de muita gente. Os treinos são feitos sempre em grupos, o que torna a atividade menos monótona se compararmos à métodos convencionais como a musculação. Além disso, os resultados surgem rapidamente e o tempo necessário para executar os treinos são reduzidos.

Resumindo, treinos mais rápidos, resultados em pouco tempo e aulas sempre interessantes. Um prato cheio para quem procura uma oportunidade de empreender e se dar bem com o investimento.

Agora que você sabe que ter uma academia de CrossFit é um bom negócio, é hora de descobrir como montar a sua. Se liga nessas dicas de ouro!

 

 

Antes de colocar a mão na massa…

Para que o seu Box possa funcionar, é necessário OBRIGATORIAMENTE que você tenha ao menos um Coach com habilitação em Educação Física e a Certificação Level 1 da CrossFit. Isso irá garantir que o seu estabelecimento oferece todo o suporte e segurança para que seus alunos possam praticar a modalidade. 

É interessante que você como proprietário(a) de um Box, também tenha a Certificação Level 1 da CrossFit e também pratique a modalidade, afinal você será um exemplo a ser seguido dentro do Box. Então fica a dica!

Quer saber como ter sua Certificação?! Então clique aqui e descubra.

 

 

Planejar nunca é demais

Essa é sem sombra de dúvidas a parte mais importante no processo de montagem da sua academia de CrossFit. Esse é o momento em que você deve colocar todos os detalhes do seu Box no papel, absolutamente tudo deve ser documentado. 

Para isso, é necessário que você crie um Plano de Negócio, que nada mais é do que um documento que mostra o objetivo de um negócio e quais serão os passos a serem seguidos para que esses objetivos sejam alcançados. O Plano de negócio existe para identificar e  anular erros que possam ocorrer, porém tudo isso é feito no papel para evitar que estes erros aconteçam no mercado.

Abaixo, estão alguns elementos básicos de um plano de negócios:

  1. Sumário Executivo – que aborda questões como: dados do empreendimento, enquadramento tributário, dados do empreendedor, fonte de recursos, dentre outras;
  2. Análise de mercado;
  3. Plano de Marketing;
  4. Plano Operacional;
  5. Plano Financeiro;
  6. Construção de cenários;
  7. Avaliação estratégica;
  8. Avaliação do Plano de Negócio.

Caso você não saiba criar o seu plano de negócios, não se preocupe!

O SEBRAE oferece todo o suporte para que você possa montar seu negócio. Portanto entre em contato com o SEBRAE de sua região e eles irão te oferecer todo o suporte necessário para que você não erre no momento de abrir seu Box.

O plano de negócio é um fator que pode definir o futuro do seu negócio. Segundo a pesquisa Causa Mortis, do Sebrae São Paulo, ao abrir uma empresa, mais da metade dos empreendedores não fez o planejamento de aspectos básicos antes do início das atividades. 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio, 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (durante férias, por exemplo). E 55% não elaboraram um plano de negócios. 

Dados alarmantes não é?!

Não faça parte das estatísticas, crie seu plano de negócio e tenha mais segurança para abrir seu negócio.

 

Escolhendo sua nova casa

O local escolhido deve ser estrategicamente pensado, pois o CrossFit é uma modalidade que é comumente praticada em grupos, portanto escolher um espaço que possa comportar todos de maneira confortável é fundamental para que você entregue um serviço de qualidade.

Outro detalhe importante é entender como você quer oferecer seus serviços. Você pode atender 4 alunos ou pode atender uma turma de com 20 alunos, e isso pode definir qual o tamanho do Box que você vai montar.

Além do tamanho do Box, a localidade escolhida é essencial para definir quem será o seu público, qual será o valor da sua mensalidade, qual o valor do aluguel e etc.

Por isso é importante documentar tudo no seu plano de negócio. Lembre-se, é melhor errar no papel do que errar no mercado.

No momento de montar sua academia de CrossFit é importante que você tenha uma visão a longo prazo. Ninguém abre um negócio pensando em fechar não é mesmo?!

Então é importante que você tenha em mente que o seu negócio pode crescer, e com o crescimento mais alunos irão se matricular e a estrutura física do seu Box também terá que ser alterada. Portanto, monte sua academia de CrossFit de maneira que ela possa ser reestruturada no futuro.

 

 

Processos são essenciais

Antes de iniciar o processo de contratação de Coaches, Head Coaches e demais funcionários, é necessário entender a função e a rotina de cada um dentro do seu Box. Um dos erros comuns entre empresas que encontram dificuldades para crescer é justamente não realizar a gestão de processos dentro do seu negócio e não mensurar o desempenho de seus funcionários.

Crie o organograma contendo a os cargos e suas hierarquias, os fluxogramas e faça toda a documentação com as responsabilidades de cada cargo. Uma boa dica, é a contratação de um consultor especialista em gestão de processos para realizar todo esse trabalho, caso não tenha como realizar o investimento nesse momento, procure o SEBRAE de sua região, pois eles oferecem um excelente suporte para quem está abrindo uma empresa.

 

 

Tecnologia e controle andam juntos

Atualmente é impossível organizar e gerenciar um negócio sem o auxílio da tecnologia. Os sistemas de gestão são fundamentais para que você tenha controle sobre o que acontece dentro do seu Box, as suas despesas, seu faturamento os seus gastos fixos e etc.

Dentro destes sistemas existem várias ferramentas que possuem funções distintas. Por exemplo, você precisa de uma ferramenta que ofereça a possibilidade de mandar mensagens automáticas para o celular de seus alunos informando uma nova promoção ou alertando sobre alguma pendência financeira, ou ainda uma ferramenta que organize as rotinas de sua consultora de vendas. Nesse caso você precisaria de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Esse é um exemplo de ferramenta que vai te ajudar a manter um relacionamento mais próximo com seus alunos e dessa forma ajudando na retenção e fidelização dos mesmos.

Claro que existem outras ferramentas que são essenciais para uma boa gestão do Box, sem elas o seu negócio está condenado a se tornar mais uma estatística. O ideal é contatar uma empresa que ofereça soluções em gestão e identificar quais são as ferramentas essenciais para um bom funcionamento do seu Box.

Uma boa pedida, é a galera do App Meu Box. Uma marca desenvolvida para atender as necessidades do mercado CrossFit e que está sob direção da Pacto Soluções, uma empresa especializada em criar soluções para o mercado fitness com mais de 20 anos de experiência. Conheça mais sobre o App Meu Box, clicando aqui.

 

Escolhendo seus equipamentos

Depois de definir o local e estruturar o seu negócio no papel, chegou o momento de colocar a mão na massa e dar forma ao seu Box.

A escolha dos equipamentos é uma etapa delicada, pois o CrossFit é uma modalidade muito intensa e se os equipamentos não forem sólidos e consistentes o seu aluno pode se lesionar, por isso investir em bons equipamentos é essencial para garantir mais segurança para os praticantes.

Aqui está uma lista do que não pode faltar no seu Box:

  • RIGS E RACKS
  • KETTLEBELL
  • ANILHAS OLÍMPICAS
  • BARRAS OLÍMPICAS
  • FITAS STRAP TRAINING
  • CORDA NAVAL
  • WALL BALL
  • BOX PLIOMÉTRICO (CAIXA)
  • ARGOLAS
  • CORDA

Se você ainda não saca muito sobre cada um dos equipamentos que listamos. Sem crise!

Clique aqui, e entenda a função de cada um desses elementos dentro do box.

Com a popularização do CrossFit no país, várias marcas surgiram e os preços ficaram mais acessíveis. Então hoje você encontra produtos nacionais com altíssima qualidade e não paga muito por isso.

E para você não errar na hora de escolher uma marca de confiança, nós criamos um guia com as melhores marcas do mercado para te ajudar nessa escolha. Clique aqui para acessar o guia.

 

 

O agendamento de aulas

A essa altura o seu box já está montado, o único detalhe agora é a criação do cronograma de aulas. Nesse momento o seu Head Coach deve entrar em ação e montar as sessões que estarão disponíveis no seu Box.

Montar a agenda de aulas é um trabalho minucioso e exige um grande know how do seu Head Coach. 

Uma das melhores estratégias para montar o cronograma é planejar os horários, e para isso é importante estar atento ao perfil do público que você irá atender. Se liga em alguns exemplos de horários:

  • Aula às 6 da manhã, para pessoas que gostam de fazer o WOD antes de ir para o trabalho;
  • Aula às 9:30, para os pais que ficam em casa e os filhos estão na escola;
  • Aula às 16:30, para profissionais da área de educação e estudantes;
  • Aula às 18:00, para as pessoas que estão retornando do trabalho;
  • Aula às 19:00, para aqueles que enfrentam um deslocamento mais longo na saída do trabalho;

Leve em consideração que cada aula gera um custo, então sempre procure entender os horários que estão mais vazios e tente sempre realizar mudanças para que exista uma quantidade média de alunos que possa cobrir os custos.

Agora que você já tem o passo a passo para montar uma academia de CrossFit é hora de pôr a mão na massa.

 

 

 

BÔNUS

ACHOU QUE ERA SÓ ISSO?! ACHOU ERRADO!

Nós temos um e-book que contém algumas dicas extras e exclusivas, e estamos disponibilizando gratuitamente para você.

Então não perca tempo!
Clique na imagem abaixo e baixe agora mesmo!

guia-crossfit

Sentiu que tá faltando algo no nesse artigo? Comenta aqui embaixo e nos ajude a melhorar os nossos conteúdos.

 

exercito de coaches crossfitPowered by Rock Convert
Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit ;)

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER