A princípio quando o objetivo é ter resultados eficazes com o corpo e a saúde, todo exercício é bem-vindo.  Eventualmente na hora da escolha deve-se atentar tanto nas variações de gasto calórico de cada atividade física, quanto nos benefícios que cada uma proporciona.

Com o propósito de facilitar a escolha do melhor exercício para cada pessoa, vamos esclarecer mais sobre dois treinamentos muito buscados: Crossfit e treinamento funcional.  Embora compartilhem vários conceitos e práticas, diferentemente do que muitos acreditam, as duas modalidades não são a mesma coisa. Provavelmente a ideia de que são iguais deve-se às práticas semelhantes: exercícios com o corpo, pesos livres, elásticos, cordas, etc.

 

Para facilitar o seu entendimento, a gente vai detalhar cada uma das modalidades.

Saca só!

 

Treinamento funcional

treinamento funcional

Focado em proporcionar ganho de condicionamento físico amplo, sem direcionar a uma modalidade específica. Assim, utiliza como padrões os movimentos: empurrar, levantar, agachar, saltar, correr, entre outros. Todos os esforços são realizados para proporcionar um melhor preparo físico e otimizar o sistema cardiorrespiratório de seus praticantes.  Portanto, nesse tipo de atividade os ganhos envolvem: coordenação motora, flexibilidade, resistência, força e potência muscular. Além disso, essa modalidade auxilia em atividades cotidianas de crianças a idosos, e o resultado é um corpo com uma estética atlética e músculos tonificados.

 

CrossFit

crossfit

CrossFit é a marca de um programa fitness criado por Greg Glassman. Foi registrada pela CrossFit, Inc., fundada por Glassman e Lauren Jenai em 2000.

Para usar o nome CROSSFIT em um negócio é necessário ser licenciado pela CrossFit e que o proprietário seja, ao menos, certificado em Nível 1 pela CrossFit. O curso de Nível 1 ensina a metodologia do CrossFit e seus movimentos básicos.

Para tornar-se um Coach Nível 1 da CrossFit® é necessário participar do curso de dois dias, em período integral, possuir 100% de presença e 100% de participação em todas as sessões e treinos, além de passar no teste de nível.

O curso é oferecido em vários países do mundo, incluindo o Brasil e é oferecido por boxes parceiros da CrossFit®, por Head Coaches treinados. O valor da certificação é U$ 1000,00, renovável a cada 3 anos.

Aqui os exercícios visam reforçar o condicionamento físico bem como a força e a resistência de seus praticantes. Todos os movimentos são explosivos, e além do corpo são utilizados pesos e halteres para elevar a dificuldade e a intensidade dos treinos. Assim sendo, as aulas são divididas em: aquecimento, flexibilidade, treino de alguma habilidade específica e o WOD (Treino do dia). No CrossFit, existe também a prática de exercícios específicos como o LPO (Levantamento de Peso Olímpico) e exercícios de cardio. Devido ao teste constante de todos os limites, essa modalidade acaba se tornando uma competição de você contra você mesmo em cada WOD.

 

As duas modalidades tem uma coisa em comum: desenvolver o corpo e melhorar a saúde de seus praticantes. Entretanto, elas fazem isso de maneiras diferentes. Se liga:

 

  • Enquanto no treinamento funcional é seguida uma rotina de exercícios, o Crossfit varia constantemente os exercícios a cada treino (não existe uma rotina);
  • A gente pode afirmar que um treino de CrossFit é funcional, mas nem todo treino funcional é CrossFit. Afinal o CrossFit é mais amplo, pois vai muito além do funcional com sua alta intensidade e variação constante. O funcional trabalha seu atleta para o cotidiano, enquanto o CrossFit prepara para o desconhecido;
  • No CrossFit o peso não é tão importante, pois todos os movimentos são realizados sempre em alta intensidade, independentemente do nível do praticante. Já no funcional o nível do praticante determina a evolução no uso de intensidade e o peso;

 


Leia também:


 

Mesmo com as diferenças qualquer uma das duas opções traz excelente resultados. Consequentemente a escolha de qual praticar deve ter como base as necessidades, objetivos e condições físicas de cada um.  Independente da sua escolha, o que importa é não ficar parado!

 

Para ter uma vida mais saudável, praticar exercícios é algo fundamental.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

 

Aviso:

Este Blog é independente e não está afiliado com a marca/empresa Crossfit® inc EUA. Todas as opiniões expressadas no Blog AutoridadeCross.com.br ou em nossa redes sociais não tem nenhuma relação e podem não ser as mesmas da CrossFit Inc. e seus fundadores.


This Blog is independent and not affiliated with the brand/company Crossfit® Inc. USA. All opinions expressed in the AutoridadeCross.com.br Blog or in our social networks have no relation and may not be the same as those of CrossFit Inc. and its founders.

Artigos que você também vai gostar