Home Dicas para o BoxDicas de Gestão Você emite nota fiscal no seu Box Crossfit? Evite problemas com um sistema seguro

Você emite nota fiscal no seu Box Crossfit? Evite problemas com um sistema seguro

escrito por Raysa Carvalho

Muitos gestores de Box Crossfit acreditam que só existe a obrigação de emitir nota fiscal quando há a venda de um produto físico. Opa, sinal de alerta! Se você nunca emitiu uma nota de serviços, a conhecida NFS-e, está mais do que na hora de procurar regularizar a situação do seu negócio fitness. Continue lendo e veja como regularizar a emissão de nota fiscal no seu box crossfit.

O que é NFS-e, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviços corresponde ao documento obrigatório, que deve ser emitido após qualquer transação de venda de serviços e que comprova a transação e o recolhimento de impostos.

É eletrônica posto que agora o documento é digitalizado, seguindo as normas de cada prefeitura. A vantagem do modelo eletrônico é que este modernizou o processo e diminuiu os custos com papeis, espaço para armazenamento e impressão, além de tornar o processo mais assertivo quanto à declaração/fiscalização.

 

“Não emito NFS-e, e agora? Existem riscos?”

Sim, muitos! Com o caráter cada vez mais digitalizado das transações bancárias, está muito mais fácil rastrear ações suspeitas, que denotam sonegação de impostos. E mesmo que esta não tenha sido a sua intenção, se a Receita Federal pegar com certeza as sanções serão aplicadas.

Quais seriam estas transações? Um exemplo emblemático é alta movimentação bancária, incompatível com o declarado. E não se engane! A Receita sabe mais sobre a nossa vida bancária do que a gente imagina, possuindo tecnologia para cruzamento de dados. Logo, se muitos negócios ainda não caíram na “malha fina” é porque ainda faltam braços para fazer cumprir a lei. Será que vale a pena correr o risco? Não, mesmo!

 

O que acontece quando a sonegação é descoberta?

É algo tão sério que pode ocasionar num desfalque no box crossfit ou studio funcional ou até mesmo a falência da empresa. Isto porque a multa devida à não declaração e falta de pagamento de tributos é bem alta e aplicada sobre cada NFS-e que deveria ter sido emitida e não foi. A multa devido a sonegação pode chegar à 200% para cada nota não emitida, enquanto que o recolhimento é em média 15% sobre o valor do serviço.

Além disso, o gestor pode responder criminalmente, de acordo com a Lei 4.729/1965, que trata sobre a sonegação de impostos: “prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deve ser produzida a agentes de pessoas jurídicas de direito público interno, com intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei”.

Ficou em dúvidas sobre como anda a emissão de NFS-e no seu studio ou box? Converse com seu contador, que lhe dará a solução para regularizar o negócio junto à Receita Federal.

 

Emissão de NFS-e é mensal ou por plano?

Muitos gestores ainda incorrem no erro de emitir a NFS-e correspondente ao plano vendido. Errado! A nota fiscal de serviços só pode ser emitida mediante serviço prestado. Logo, mesmo que o cliente compra um plano trimestral, semestral ou anual, a emissão deve ser realizada mês a mês, ainda que o cliente tenha quitado todo o plano no ato do contrato.

Aqui abrimos um parêntesis para alertar que a legislação de emissão de NFS-e pode variar entre os municípios. Logo, como não existe uma regra absoluta, recomendamos que consulte seu contador para ter uma orientação especializada.

 

Como emitir NFS-e de forma prática e segura?

Emitir nota fiscal de serviços eletrônica não é algo simples… Cada documento deve ser gerado para cada venda vinculada a um CPF ou CNPJ. A maioria das prefeituras permitem a emissão através de seus sites ou no sistema da Sefaz do seu Estado. Mas imagine fazer isto de forma manual, uma a uma, todo mês, de forma recorrente? É possível, mas também é estressante e sujeito a falhas humanas. Quantos clientes você tem pagando mensalmente, afinal?

Conheça o ZW NFS-e e resolva todos os seus problemas com emissão de nota fiscal de serviço

O sistema de Gestão Fitness ZW tem um módulo especializado e completo para a emissão de NFS-e, integrado com a maior parte das prefeituras do Brasil, adequado ao layout e legislação particulares de cada município. A verdade é que se o seu município disponibilizar a integração, nós fazemos!

O ZW é um emissor inteligente de nota fiscal de serviços eletrônica, proporcionando-lhe as seguintes vantagens:

✅ Absorve as instabilidades constantes na prefeitura e SEFAZ

✅ Fornece as informações solicitadas por cada prefeitura, já que não existe padrão

✅ Está integrado com a sua contabilidade

✅ Armazena os arquivos, por no mínimo 5 anos (como determinação do governo)

✅ Minimiza erros humanos, com cálculo de impostos e emissão automática configurável

✅ Otimiza os processos, com a automatização do processo de faturamento

 

Conecte o seu Box Crossfit a tudo que você precisa!

O Zw é uma plataforma de gestão completa, abarcando desde a parte administrativa do seu Box, o CRM, o financeiro e a gestão de wod ou aula, com recursos adicionais, como o módulo emissor de NFS-e, entre outros, e também aplicativos mobile para você e seus alunos. Deixe seu comentário que entraremos em contato.

Gostou? Ajude a espalhar para outros amantes de Cross Fit 😉

Veja também:

Aplicativo para Box CrossFit ×

FAÇA GESTÃO PROFISSIONAL NO SEU BOX!

Sistema e Aplicativo para Box: produtividade e inovação em uma só ferramenta!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER