Um dos maiores desafios para quem tem um negócio, é fazer um controle financeiro eficiente. Controlar os custos de uma empresa não é tarefa fácil e se você for um empreendedor de primeira viagem, essa missão pode ser ainda mais complicada.

A inadimplência, infelizmente, é uma realidade em todas as áreas de negócio, ainda mais em tempos de crise como a que vivemos no Brasil. Para que ela não afete os lucros do seu box, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção.

Separamos abaixo cinco dicas pontuais que você pode aplicar em seu box para diminuir a inadimplência e melhorar seus números:

Dia do vencimento

Grande parte das pessoas recebe seus pagamentos até o quinto dia útil do mês, por isso, definir o dia 10 como data de vencimento das mensalidades do seu box é uma boa opção para seus alunos.

No caso de pessoa jurídica, a data dos recebimentos pode variar e por isso, caso você tenha alunos que são empreendedores, converse com eles qual a melhor data para eles fazerem o pagamento das mensalidades.

Definir junto com seu aluno a melhor data para o pagamento das mensalidades é uma ótima maneira de reduzir a inadimplência e o atraso nos seus recebimentos.

Ofereça benefícios

Você pode oferecer descontos para os alunos que pagarem antes do dia do vencimento ou para os alunos que fecharem pacotes maiores, como semestrais e anuais, por exemplo.

Notifique seus alunos

Ao notar atraso no pagamento, envie uma mensagem amigável ao seu aluno lembrando-o sobre o pagamento da mensalidade. Pode ser um e-mail ou SMS do tipo “Olá “fulano”, tudo bem? O pagamento de sua mensalidade ainda não consta em nosso sistema, aconteceu algum problema? Entre em contato conosco pelo telefone xxxx-xxxx para que possamos resolver!”. Dessa forma, você evita reclamações de que não notificou seu aluno.

Tome cuidado para não ser rude em suas mensagens, para não afastar seu aluno de seu box.

Tenha um sistema de gestão

Investir em um software de gestão completo para o seu box é muito vantajoso. Ele fará o controle de custos e recebimentos, além de automatizar a parte de notificações e cobranças de seus alunos. Assim, você terá mais tempo para se dedicar às outras atividades do seu box, sem se preocupar tanto com a parte burocrática do negócio.

Débito recorrente

Muitas vezes alguns alunos não fazem o pagamento da mensalidade por esquecimento, por ter perdido o boleto, ou por não poder ir ao box no dia do pagamento. Adotar o débito recorrente é uma excelente maneira para diminuir a inadimplência e facilitar a forma de pagamento para seus alunos.

O débito recorrente é adotado por grandes empresas como Netflix e Spotify e consiste em um sistema de cobrança automatizado via cartão de crédito, que permite que a mensalidade seja cobrada automaticamente de seu aluno sem comprometer o limite do cartão de crédito dele. Muitos softwares de gestão, como o Pacto App Meu Box, possuem esse sistema de débito recorrente integrado.

É muito mais benefício e facilidade para você e seus alunos! 


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