Home Cross Training Alimentos pré-treino para te dar mais energia no Crossfit

Alimentos pré-treino para te dar mais energia no Crossfit

escrito por Thais Casagrande

Quando o assunto é a dieta pré-treino é preciso muita atenção na hora de escolher os alimentos certos, para garantir toda a energia necessária durante os exercícios. No caso dos treinos de Crossfit a atenção deve ser dobrada, pois os WOD são mais intensos e exigem muito mais energia.

Um pré-treino ideal inclui carboidratos, proteínas e gorduras, mas apenas os carboidratos com baixo ou médio índice glicêmico são recomendados. O Índice glicêmico indica a velocidade com que o carboidrato daquele alimento vai para a corrente sanguínea, alterando seu nível de açúcar no sangue, ou glicemia. De acordo com os valores de índice glicêmico, os alimentos são divididos em três categorias: baixo, médio ou alto índice glicêmico.

Veja alguns alimentos com baixo índice glicêmico (IG) para incluir no seu pré-treino:

  • Cenoura crua – IG: 16
  • Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho – IG: 20
  • Lentilhas – IG: 38
  • Ravióli integral, leite integral e abobrinha – IG: 39
  • Batata-doce e feijão-manteiga – IG: 44
  • Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar – IG: 48
  • Maçã – IG: 52
  • Aveia – IG: 55
  • Amendoim – IG: 21

 

E não se engane, mesmo nos casos em que o praticante deseja emagrecimento, seu pré-treino deve incluir carboidratos e proteínas, para evitar tonturas e hipoglicemia durante o WOD.

Mas nada de comer pouco antes de treinar, hein? É importante que o pré-treino seja consumido de 40 a 90 minutos antes dos exercícios, para que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos pelo organismo e você não passe mal durante o treino.

As gorduras também devem fazer parte da dieta pré-treino, mas tente fugir de gorduras ruins, como a gordura hidrogenada e as frituras em geral. Evite também refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar, esses alimentos não fornecem os nutrientes necessários para seu treino e ainda podem prejudicar seu desempenho. As melhores opções são o óleo de coco, o abacate e as oleaginosas.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então conta aqui pra gente qual seu lanche pré-treino preferido!

Veja também: