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O cliente ligado ao seu cliente

escrito por Diego Oliveira

Adquirir novos clientes pode levar meses de análises, estudos e investimento em marketing. E a gente sabe que muitas vezes o tempo é um fator que não podemos perder, afinal, um Box é uma empresa e como toda empresa existem custos e despesas que precisam ser pagas, e ao mesmo tempo existe uma grande necessidade no aumento de vendas para que haja crescimento.

E na incansável busca daquela sacada, ou daquela estratégia de marketing extremamente eficaz e inteligente que vai dar uma up no Box, investimos muita energia e muito tempo, isso gera stress, e na maioria das vezes frustração quando algumas ideias não saem do papel ou da cabeça.

Nesse momento é natural esquecer o que parece óbvio, mas dentro do seu próprio Box está uma das mais eficientes ferramentas de marketing da atualidade: o seu aluno.

O aluno é o personagem mais importante do seu Box, não porque ele paga uma mensalidade para treinar, mas sim porque ele possui conexões que podem ligar seu Box a futuros clientes.

 

Além do aluno, existe um outro fator ignorado quando falamos em MARKETING – aposto que imagina de tudo quando escuta essa palavra. Desde artes em panfletos e outdoors, propagandas de tv, até os famosos posts virais nas redes sociais.

O problema é que esquecemos a essência do marketing: A COMUNICAÇÃO.

 

Se você possui um produto muito bom, e que de fato faz sentido e supera as expectativas de algum grupo ou de uma sociedade, é natural que existam comentários e indicações a respeito deste produto, e se estes forem extremamente positivos, novos clientes vão ficar curiosos e dessa forma vão querer experimentar seu produto.

De certa forma você não paga NENHUM CENTAVO por esse tipo de ação, é algo orgânico e natural. Esse é o Marketing de Indicação, ou para quem gosta de jargões Referral Marketing, ou simplesmente Marketing Boca-a-Boca.

O Marketing de Indicação é uma estratégia muito utilizada atualmente por empresas de diversos nichos e tamanhos. Isso porque é extremamente barata, reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), diminui os esforços do seu time de vendas e ainda aumenta as chances de fechar novos negócios.

A curiosidade te pegou né?!

Quer saber como você pode utilizar essas estratégias no seu Box?!

Então vem com a gente!

alunos ligados ao seus alunos

AVALIAÇÕES POSITIVAS NO GOOGLE E NAS REDES SOCIAIS

A primeira coisa que qualquer ser humano neste planeta faz quando precisa de alguma informação é dar um Google.

Mas o Google é uma empresa que está em constante evolução e sempre inova em seus produtos e ferramentas, logo, uma simples busca por um endereço pode ser algo que vai determinar o seu destino naquele momento. Isso porque, no Google, você conta com as avaliações e classificações (as famosas estrelinhas), e uma simples consulta de endereço passa a ser um raio-x do estabelecimento.

Ali você encontra comentários sobre diversas experiências de pessoas que frequentam o local, você tem acesso à informações sobre o tipo de serviço prestado, fotos do local, horários com maior fluxo de pessoas e muito mais.

As redes sociais também possuem mecanismos parecidos. O FaceBook é uma dessas redes que permite a visualização de diversos detalhes relacionados a um determinado local.

Estar bem ‘rankeado’ é algo extremamente importante, visto que atualmente o consumidor está cada vez mais poderoso e tudo pode ser feito online e através de um smartphone.

 

A sacada:

Uma boa estratégia para o seu Box é pedir avaliações de seus alunos nas redes sociais. Provas sociais são fatores importantes para passar credibilidade e confiabilidade. É lógico. Veja:

Você viaja para uma outra cidade para visitar um amigo e seu carro acaba pifando, e na cidade em questão você não conhece nenhum mecânico. Qual a primeira coisa que você faz?

Isso mesmo! Procura por REFERÊNCIAS POSITIVAS.

 

Você provavelmente vai conversar com o seu amigo, e sem medo de ser feliz vai seguir a indicação dele.

Essa é a base dessa estratégia. Peça para que de maneira natural as pessoas avaliem seu Box nas redes sociais e também no Google. As avaliações positivas podem facilitar a entrada de novos alunos no seu Box.

 

1 MÊS GRÁTIS PODE SER MUITO BARATO

 

Oferecer facilidades ou brindes é algo que sempre gera movimentação. Entretanto, quando pensar em oferecer algo de graça, pense em algo que realmente FAÇA SENTIDO para o seu aluno e seus futuros alunos.

Boné e chaveiro já não fazem mais efeito. #ficaadica

Quando falamos em FAZER SENTIDO, nos referimos a alguma coisa que realmente possui valor. Muitas vezes não valor financeiro, mas algo que realmente pode ser utilizado no cotidiano, ou uma vantagem que possa beneficiar esse aluno.

1 mês grátis é uma boa pedida. Claro, é uma estratégia que deve ser utilizada com cautela. Ela é muito eficiente para Boxes recém abertos, não é algo que deve ser feito com frequência pois assim você não consegue agregar valor ao seu produto, por isso utilize com extrema moderação.

 

UM BOM RELACIONAMENTO É SEMPRE UM ÓTIMO CAMINHO

 

É algo bem básico, deve ser obrigatório e nós não devíamos estar falando sobre esse assunto. Porém, não custa reforçar:

UM BOM RELACIONAMENTO GERA INÚMEROS FRUTOS.

O tipo de serviço oferecido pelos Boxes são diretamente ligados e sensíveis à parte física e psicológica de uma pessoa.

 

O produto que você oferece no Box vai muito além de ter um corpo bonito. Existe ainda os fatores como superação, que são basicamente um mantra dentro da comunidade, e por isso é muito importante manter um relacionamento sempre saudável com TODOS os seus alunos.

Imagine que seu Box tenha 300 alunos ativos. Ou seja, você tem 300 vendedores em potencial ao seu dispor, e só precisa de uma coisa para conseguir que eles tragam novos alunos para você: um excelente relacionamento associado com algumas vantagens.

Com certeza é uma das estratégias mais baratas e eficientes, por isso crie uma cultura dentro do seu Box que seja embasada em um relacionamento humanizado, essa cultura deve estar impregnada em todos os colaboradores, desde os funcionários da limpeza até os head coaches e diretoria.

Ter um relacionamento próximo com seus alunos permite que você pergunte se existe alguma indicação para o seu Box. Isso mesmo. Pergunte sempre por novas indicações.

Se o seu produto é bom, e você oferece um atendimento com excelência, não existe nenhum motivo para que esse aluno não se torne uma ponte entre o seu Box e os seus novos clientes.

 

TECNOLOGIA NÃO PODE FALTAR!

A base do marketing boca-a-boca é o relacionamento, e para fortalecer ainda mais esse pilar que liga o seu aluno ao box o uso de ferramentas de gestão é obrigatório.

O CRM é a estratégia mais indicada neste caso. Você pode conhecer mais sobre ela clicando aqui.

Dentro do CRM existem algumas ferramentas que podem auxiliar no fortalecimento do relacionamento com o aluno. Se liga!

 

E-mail Marketing

Uma das mais tradicionais ferramentas de relacionamento utilizadas atualmente, o e-mail marketing ainda é muito eficiente no momento de se aproximar de seus alunos e futuros alunos também.

O e-mail marketing basicamente é um e-mail disparado em massa para uma quantidade de contatos definidas previamente, e que pode ser segmentada de acordo com assuntos que você deseja tratar.

 

SMS

Mesmo sendo muito antigo, o SMS ainda é bastante eficaz para enviar mensagens curtas. O importante aqui é ser sucinto e extremamente chamativo, você precisa chamar a atenção de quem está recebendo a mensagem e sempre definir uma ação ao fim.

Veja:

Você pode enviar uma mensagem de alerta para alunos faltantes dizendo que sente saudades e que o seu Box está sempre ao dispor, e solicitar que ele clique em algum link da mensagem para ganhar algum tipo de bônus ou receber algum tipo de vantagem que você quiser.

Lembre-se que as mensagens devem ser curtas e devem ter uma chamada para ação, ou seja, é necessário que você defina o que o seu aluno vai fazer assim que finalizar a leitura da mensagem.

Deixe a criatividade fluir!

 

WhatsApp

Com certeza um dos mais utilizados mensageiros instantâneos não poderia ficar de fora dessa estratégia. O Whatsapp é sem sombra de dúvidas uma forma extremamente eficiente de criar um vínculo mais forte com seu aluno.

Alguns sistemas CRM possuem integração com o Whatsapp permitindo que você crie listas de transmissões de maneira rápida e prática.

Sem sombra de dúvidas, ter um sistema CRM é fundamental para que essas estratégias funcionem bem. E já que o assunto é marketing de indicação, nós temos uma indicação MUITO  F%$#@ para você!

 

O App Meu Box possui em sua estrutura um sistema de gestão completo com um dos melhores CRM’s do mercado.

Desenvolvido pela Pacto Sistemas – Empresa líder e com mais de 20 anos de experiência em soluções tecnológicas para o mercado fitness, o App Meu Box é um grande aliado quando o assunto é gestão de alta performance para o seu Box.

Conheça mais sobre as vantagens e as ferramentas que estarão ao seu dispor clicando aqui.

O marketing de indicação, também conhecido como Marketing boca-a-boca é ainda uma das maneiras mais eficientes para aquisição de novos alunos, mas para que ele funcione é necessário pensar de maneira simples, ter foco no relacionamento com seu aluno e utilizar ferramentas que vão proporcionar vantagens competitivas para o seu Box. Comece hoje mesmo a utilizar essa estratégia, você só tem a ganhar.

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