Home Cross Training Crossfit contra o sobrepeso e a obesidade

Crossfit contra o sobrepeso e a obesidade

escrito por Diego Oliveira

Levantar peso do chão, correr, empurrar e arrastar coisas. Essa mistura de elementos torna o CrossFit uma atividade empolgante e extremamente eficiente quando o assunto é perder peso e ganhar condicionamento físico.

Por ter um nível de intensidade muito alto o CrossFit pode assustar no primeiro momento, e não é uma modalidade que chama a atenção se você for uma pessoa com sobrepeso ou obesidade. Esse é um dos fatores que de certa forma afasta algumas pessoas que gostariam de iniciar na modalidade. Se você está acima do peso ou até mesmo se considera obeso, provavelmente já pensou em tentar entrar em um Box, não é mesmo?

E acredite, você PODE e DEVE entrar nessa modalidade!

Claro que é importante se atentar a alguns detalhes. Dá uma olhada!

 

Faça uma avaliação física completa antes de começar.

 

É algo óbvio, mas acredite, muitas pessoas ignoram esse detalhe. Independentemente da atividade física que escolher, realizar avaliações físicas sobre o seu condicionamento físico deve ser OBRIGATÓRIO.

Se você tem uma rotina sedentária, é importante realizar um check-up geral para garantir que nenhum problema cardiorrespiratório possa afetar suas atividades, ou até mesmo te surpreender com algum ‘susto’, se é que me entende.

 

Não entre em qualquer Box.

 

CrossFit é uma das modalidades que mais crescem no país, e por isso é natural que a quantidade de Boxes tenha crescido muito rápido. Entretanto, não significa que qualquer Box está habilitado a oferecer treinamentos funcionais.

Para estar apto a dar treinos de CrossFit, os coaches (como são chamados os instrutores no Box) precisam ter no mínimo, uma certificação de nível 1 da CrossFit.

Essa certificação garante que o coach em questão conhece os fundamentos do CrossFit bem como a maneira correta de executar os exercícios.

Por isso procure Boxes com coaches que possuam esse tipo de certificação. Isso vai garantir que você não sofra nenhum tipo de lesão por falta de conhecimento do seu coach.

 

Entenda seus limites. Paciência é uma virtude.

 

CrossFit é uma modalidade competitiva por natureza. E em meio a esse clima, alguns contratempos podem surgir, e o mais comum são as lesões.

Algumas pessoas possuem esse instinto competitivo mais aguçado e acabam levando o corpo ao extremo, só que muitas vezes ele não está preparado para isso. E aí, temos uma lesão.

É importante ter em mente que você precisa preparar seu corpo antes de dar o próximo passo.

Portanto, pegue leve!
Não exija do corpo o que ele não pode te oferecer naquele momento.

Ter paciência é algo necessário quando nos referimos a atividades físicas, pois os resultados levam um tempo para aparecer, e sem paciência é bem provável que você desista antes mesmo de começar.

Tenha calma, treine com intensidade e seja paciente. Os resultados chegaram em breve.

 

Alimentação é fundamental.

 

Falando em resultado, é IMPOSSÍVEL ter algum resultado apenas suando a camisa no Box. O fundador do CrossFit, Greg Glassman já dizia:

“Nutrição e exercícios são as lâminas da mesma faca quando o assunto é desenvolver o fitness e obter melhor qualidade de vida”.

 

Ter uma alimentação saudável é essencial para atingir qualquer objetivo quando nos referimos ao corpo humano. Um acompanhamento com um nutricionista ou nutrólogo é importante para identificar se o seu corpo possui algum tipo de deficiência alimentar, e dessa forma criar uma nova rotina com os alimentos corretos para que você alcance o resultado desejado.

 

Independentemente do seu peso, você pode iniciar hoje mesmo no CrossFit. O segredo é: NUNCA PARE!

Manter a frequência, realizar os exercícios de maneira correta sem sobrecarregar o corpo de maneira excessiva, manter uma alimentação balanceada, são a chave para que você mude o seu corpo e sua saúde.

 

Veja também: