Home Cross Training Como evitar as temidas lesões no Crossfit?

Como evitar as temidas lesões no Crossfit?

escrito por Thais Casagrande

Assim como em toda atividade física, o Crossfit pode trazer lesões graves aos seus praticantes se os mesmos não tomarem certos cuidados. Por ser uma atividade de alta intensidade, praticantes iniciantes precisam ter os cuidados redobrados para não se machucarem.

O ideal, antes de iniciar qualquer atividade física, é procurar um médico e fazer um check up completo para saber como anda a sua saúde e seu coração. Também é recomendado ficar atento à alimentação pré e pós-treino, para garantir toda a energia que o WOD exige. AQUI falamos sobre os alimentos ideais para um pré-treino eficiente.

Abaixo, listamos algumas dicas importantes para evitar as temidas lesões no Crossfit:

Escolha o box certo para você

A escolha de um box confiável, com coaches licenciados e equipamentos de qualidade é essencial para que sua trajetória no Crossfit seja duradoura e prazerosa. Nessas horas, o barato pode sair caro. Economizar na escolha do box pode custar a sua saúde.

Ouça seu coach

Um coach experiente vai acompanhar seus alunos na execução dos movimentos, ensinando-os a executar com perfeição os exercícios e incentivando a superar seus limites. Então para evitar se lesionar, é essencial ouvir os conselhos de seu coach quanto à execução de cada atividade e sua postura durante os movimentos.

Respeite seus limites

Por mais que o lema do Crossfit seja a superação, respeitar seu corpo deve ser primordial para ter melhores resultados nos treinos. De nada adianta começar no Crossfit levantando as cargas mais altas e no outro dia não conseguir nem se mexer, não é mesmo? Avance de forma gradual, conforme seu corpo vá se acostumando às cargas.

Tire o dia de descanso

As atividades físicas intensas, como os WODs, geram um desgaste muscular e o descanso combate esse desgaste, gerando volume muscular e mais força. Pular o descanso vai atrapalhar o crescimento e desenvolvimento dos músculos e pode gerar lesões.

Seguindo nossas dicas você previne as lesões e aproveita muito mais a experiência do Crossfit. Não quer perder nenhuma dica? Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Veja também: