Home Cross Training Como evitar as dores musculares pós-WOD

Como evitar as dores musculares pós-WOD

escrito por Thais Casagrande

Por ser uma atividade de alta intensidade, o Crossfit exige muito de seus músculos e sentir alguma dor ou desconforto após as aulas é comum, ainda mais depois de um WOD novo e puxado.

Sentir dor após exercícios mais intensos pode ser um bom sinal, pois nestes exercícios as fibras musculares sofrem microlesões e as dores são causadas durante a reparação dessas lesões. É isso que faz o seu músculo crescer e se desenvolver.

Mas devemos ficar atentos ao tipo de dor que estamos sentindo. As dores musculares pós-WOD são desconfortáveis e começam entre 12 a 24h após o treino, mas passam dentro de poucos dias. Já as dores causadas por lesões são mais intensas e começam de imediato, por isso devem ser tratadas por um médico.

Muitos coaches não recomendam o uso de medicamentos relaxantes musculares e para dor e eles têm razão, pois com o medicamento a dor some, mas a microlesão continua lá. Se você tomar o medicamento e seguir com os treinos mais pesados no local machucado, pode acabar lesionando seriamente o músculo. Tome cuidado.

Separamos alguma dicas simples para te ajudar a evitar as dores musculares pós-WOD, se liga:

Não pule o aquecimento

Preparar os músculos para o WOD é muito importante e por mais chato que o aquecimento seja para você, ele é essencial para evitar lesões e dores após as aulas.

Treine apesar da dor

Calma, não vamos contrariar o que dissemos acima. Você não precisa deixar de ir ao box treinar quando sentir dor, apenas dê ênfase aos músculos que não estão doloridos. Pegue leve nas cargas ao treinar os músculos que estão se recuperando e você vai ver que, após algum tempo, as dores vão sumir mesmo após os WOD pesados.

Alimentos podem ajudar

Alguns alimentos como o gengibre e o açafrão (cúrcuma), são anti-inflamatórios naturais e podem ajudam a minimizar as dores. Consumir alimentos ricos em ômega-3 e aumentar a ingestão das proteínas também ajudam na recuperação de suas fibras musculares.

Beba bastante água

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e compõe cerca de 75% do peso de nossos músculo. Por isso, para ajudar na recuperação das microlesões e acabar com as dores, beber bastante água é muito importante.

Curtiu nossas dicas? Aproveita e conta pra gente qual exercício do WOD você acha mais puxado!

Veja também: